Existem diversos métodos usados no treinamento capazes de aumentar a massa muscular. O mais popular é a musculação, feita em academias com pesos, halteres, anilhas e aparelhos especiais para a execução dos exercícios.
Nos últimos anos, porém, outro método tem ganhado muito espaço: a calistenia. Apesar de também focar no ganho de massa muscular, a calistenia não usa pesos, como anilhas e halteres, e nem aparelhos. O treino é feito principalmente com a resistência do peso corporal.
Ambos os métodos são úteis para o desenvolvimento da musculatura, mas será que algum deles é melhor? Conversamos com o treinador Adriano Aparecido da Silva, supervisor de capacitação da academia Evoque, para entender!
Com o aumento do interesse pela prática de exercícios físicos e busca por uma vida saudável, muitos se deparam com a dúvida sobre qual modalidade seguir: calistenia ou musculação? Embora ambas tenham o objetivo de melhorar a massa muscular, são abordagens distintas que oferecem benefícios diferentes. Vamos falar brevemente sobre cada uma.
A musculação é um tipo de exercício físico focado no desenvolvimento e fortalecimento dos músculos, geralmente realizado com o uso de equipamentos como halteres, barras, máquinas e pesos.
“O objetivo da musculação é aumentar a massa muscular, melhorar a força e a definição muscular, e também pode contribuir para a saúde geral e a performance física. As rotinas de musculação geralmente envolvem a realização de exercícios específicos para diferentes grupos musculares, com a variação de cargas e repetições”, fala o treinador.
Na musculação, são usados tanto exercícios que ativam várias musculaturas, conhecidos como multiarticulares, incluindo supino, levantamento terra e agachamento, quanto exercícios isolados, que focam apenas em uma musculatura, como a rosca bíceps.
A calistenia é uma forma de exercício que utiliza o peso corporal como resistência. “Exemplos de exercícios de calistenia incluem flexões, barras, agachamentos e abdominais”, explica o treinador.
A prática é valorizada por não requerer equipamentos pesados e por promover força, flexibilidade e resistência. “É muito interessante para quem quer iniciar a atividade física e frequenta praças ou até mesmo pela questão financeira vai treinar em casa mesmo.”
A calistenia também promove hipertrofia muscular e é um ótimo método para todos os praticantes, já que os movimentos podem ser adaptados para todos os níveis de condicionamento físico, desde iniciantes até atletas avançados.
Não existe um método "melhor". A escolha entre calistenia e musculação depende dos seus objetivos, preferências e circunstâncias pessoais e ambos os métodos podem promover o ganho de massa muscular.
Se você busca praticidade, versatilidade e um corpo funcional, por exemplo, a calistenia pode ser a melhor opção. Por outro lado, se o seu foco é um maior aumento da massa muscular e da força, de forma mais direcionada, a musculação pode ser mais adequada.
Algumas pessoas optam por combinar as duas práticas, aproveitando o melhor de ambos os mundos: a força e a hipertrofia da musculação, com a funcionalidade e a mobilidade da calistenia. O importante é encontrar uma rotina que se encaixe no seu estilo de vida e que mantenha você motivado a continuar se exercitando.
“Pode haver hipertrofia com os dois métodos de treino”, diz o treinador. “Iniciantes podem começar com calistenia ou musculação e vão ter hipertrofia. Alunos intermediários e avançados já podem ir para os treinos de musculação com mais frequência para ter uma maior hipertrofia muscular, mas sem esquecer de praticar esporadicamente a calistenia para ter as vantagens deste método para contribuir com os seus resultados”.
Respondendo diretamente a pergunta, a musculação pode ser mais efetiva para grandes ganhos de massa muscular, já que usa mais pesos e máquinas com a possibilidade de controlar a carga, o que promove resistência extra na musculatura.
Já a calistenia, por depender do peso do corpo, tem um limite de carga a ser usado, podendo promover, sim, ganhos musculares, mas normalmente mais discretos se comparados aos da musculação.
O ideal, de qualquer forma, é usar os dois métodos juntos: mesmo na academia, você pode fazer exercícios de calistenia para complementar o treino e aperfeiçoar outras qualidades, como equilíbrio e mobilidade.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca