Nesta quinta-feira (12), o governo federal lançou um projeto de prevenção do câncer de pênis. A proposta foi levantada após a preocupação do presidente
Da Redação Publicado em 12/11/2020, às 20h10 - Atualizado em 13/11/2020, às 10h36
Nesta quinta-feira (12), o governo federal lançou um projeto de prevenção do câncer de pênis. A proposta foi levantada após a preocupação do presidente Jair Bolsonaro sobre os números de amputações penianas no país em abril de 2019.
“No Brasil, ainda, nós temos por ano mil amputações de pênis por falta de água e sabão. Quando se chega em um ponto desse, a gente vê que nós estamos realmente no fundo do poço”, disse ele.
Segundo a Agência Brasil, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Sergipe são os cinco estados com as maiores mortalidades pela condição nos últimos anos e estes serão os principais alvos do programa.
Com investimento inicial de R$ 20 milhões, o dinheiro será revertido para ações educativas de higiene genital, prevenção de infecção por HPV e para a qualificação de profissionais da saúde para identificação precoce dos sintomas de câncer de pênis.
Informações publicadas no site do A.C. Camargo revelam que os mais afetados são homens entre 50 aos 70 anos de idade.
Os primeiro sinais são perceptíveis, como lesões indolores na glande, mas muitos homens não conseguem vencer a vergonha de procurar um médico. Ao longo do tempo, o tumor tende a se espalhar para dentro do órgão e até pode atingir os gânglios linfáticos da virilha e abdome.
A limpeza pode impedir o acúmulo de esmegma, que é uma secreção das glândulas que ficam na pele que cobre a glande. Esse fator é ainda mais comum quando há fimose.
Além da falta da higiene e a fimose, o fumo é um dos principais fatores para diversos tipos de câncer, inclusive o de pênis. Caso o fumante seja portador de HPV, o risco é ainda maior.
Isso porque o papilomavírus humano (HPV) é uma das causas da condição, que também pode ser um dos responsáveis por tumores no colo do útero, na orofaringe (boca e garganta) e no ânus. O mesmo pode acontecer com portadores do HIV. Por esse motivo, é imprescindível utilizar preservativo durante relações sexuais, inclusive no sexo oral.
Visitas regulares ao médico podem ser essenciais para prevenir o câncer de pênis. Um diagnóstico inicial pode diminuir as probabilidades de amputação do órgão, que apenas acontece em situações em que o tumor é grande ou em estágio avançado.
Mais de 43% das pessoas com HIV enfrenta discriminação dentro da própria família
Ejaculação precoce pode ser causada por excesso de sensibilidade na cabeça do pênis?
Novembro Azul: por que eles têm pavor do exame de toque?
Novembro Azul: homem não gosta de ir ao médico
Ter uma afta aumenta risco de contrair IST no sexo oral?
Vacina do HPV faz câncer de colo de útero cair 88% na Suécia
Fumo passivo faz criança ir mais para o hospital
Prevenção de álcool e drogas nas escolas ficou no limbo
Crise diminui mortalidade?