Chia: porque ela é tão boa para sua saúde

As minúsculas sementes redondas contêm proteínas e ácidos graxos ômega-3, que promovem a saúde do coração

Redação Publicado em 29/11/2021, às 12h00

Uma dica para consumir o grão é misturar as sementes ao leite de amêndoas, iogurte e chai - iStock

Se você não mora em outro planeta, definitivamente notou como as sementes de chia têm ganhado grande crédito como um superalimento. E por um bom motivo: as minúsculas sementes redondas contêm proteínas e ácidos graxos ômega-3, que promovem a saúde do coração.

As sementes de chia são um ótimo modo de adicionar proteína à aveia, smoothie ou torrada de abacate à maneira vegetariana. Você também pode usá-las para fazer um pudim de sementes de chia, que está bem na moda. Basta misturar algumas sementes com leite de amêndoa ou a outro leite vegetal de sua escolha e as sementes desenvolverão uma consistência de gel, como o pudim. Cubra com canela, noz-moscada, mel ou outros adoçantes naturais para um café da manhã com baixo teor de carboidratos e bem satisfatório.

Estudos mostraram que consumir sementes de chia pode ajudar a reduzir a pressão arterial e o colesterol. Além disso, apenas uma porção dos pequeninos inclui 10 gramas de fibra, uma dose de ferro para obter energia e 18% de seu cálcio diário.

Ainda não sabe por onde começar? Experimente esta receita de pudim de chia e chai (chá com especiarias ligado à cultura indiana): um café da manhã ou guloseima com sabores picantes de chai e, você adivinhou, sementes de chia com ácido graxo. Para fazer o pudim, comece fervendo um copo de leite de amêndoa. Assim que o leite começar a borbulhar, retire do fogo e adicione três saquinhos de chá chai para dar aquele toque saboroso.

Deixe os saquinhos de chá em infusão por cinco minutos. É aqui que entram as sementes de chia: misture meia xícara das pequenas sementes do superalimento, meia xícara de iogurte e meia xícara de leite de amêndoas na mistura de chá resfriada. Cubra o seu “pudim” e coloque-o na geladeira por pelo menos quatro horas ou durante a noite. No momento em que você for tomar seu café – voilà! Um café da manhã fácil, farto e pronto para comer, e o melhor, com ômega-3.

Fonte: Health

Veja também:

saúde alimentação

Leia também

Água de chia realmente ajuda a emagrecer?


Confira 4 alimentos que podem encurtar sua vida e tire-os da dieta


Confira 6 benefícios do abacate, fruta considerada um superalimento


Gengibre: confira 11 benefícios do superalimento para seu corpo