Como blindar o seu organismo contra a ressaca?

Náusea, dor de cabeça, sede e fraqueza são sintomas comuns após exagerar na bebida

Tatiana Pronin Publicado em 10/02/2024, às 14h00

Beber sem exagero é o melhor remédio contra ressaca - iStock

Dor de cabeça, náusea, sede, fraqueza, sensibilidade à luz, cheiros e ruídos são alguns dos sintomas mais conhecidos da ressaca, o mal-estar que surge no dia seguinte ao consumo excessivo de bebida alcoólica. 

Do ponto de vista de funcionamento psíquico, a pessoa nessa situação pode ficar mais lenta, irritada e com maior dificuldade de concentração. E até dirigir pode ser arriscado nessa situação, conforme cada vez mais estudos têm mostrado. 

Quando se trata de prevenção da ressaca, a melhor recomendação é a que todos conhecem: beber pouco. Mas outras dicas podem ser úteis para aqueles dias em que você já sabe que pode exagerar no consumo de álcool. Veja algumas: 

- Não beba de estômago vazio 

Beber de estômago vazio pode aumentar as chances de embriaguez e, como consequência, de ressaca. Alimentos ricos em proteínas e gorduras saudáveis são a opção mais segura para essa situação, pois levam mais tempo para serem digeridos, diminuindo a velocidade de abosrção do  álcool no sangue. 

- Cuidado com bebidas borbulhantes

Pesquisas dizem que as bolhas podem acelerar a absorção do álcool. Portanto, consumir bebidas alcoólicas como espumante pode fazer com que você fique embriagado(a) mais rápido e, consequentemente, tenha ressacas fortes.

- Cuidado, também, com os energéticos

Já os energéticos podem deixar as bebidas alcoólicas com sabor adocicado e fazer com que você beba além da conta. Além disso, com cafeína no corpo, você pode ter a sensação de que está mais alerta do que realmente está. 

- Não esqueça da hidratação 

A desidratação é uma das principais causas do mal-estar da ressaca. Por isso é fundamental intercalar o consumo de bebida alcoólica com água ou bebidas sem álcool durante a comemoração.

Além disso, beber um copo grande de água antes de dormir e depois de acordar pode fazer com que você se sinta melhor pela manhã após exagerar no consumo de álcool. Durante o dia seguinte, procure incluir alimentos ricos em água no prato também, como frutas, legumes e verduras. 

- Cafeína com moderação 

Se você acordar com mal-estar por causa dos exageros na noite anterior, tente não compensar o estrago  com excesso de bebidas ricas em cafeína – como café, bebidas energéticas e refrigerantes. O excesso dessa substância pode prejudicar os níveis de hidratação do corpo e ainda irritar o seu estômago, potencializando ainda mais a ressaca.

álcool ressaca dicas

Leia também

Dá para treinar de ressaca? Veja como minimizar os danos!


6 dicas para curtir o Carnaval sem preocupações


Ressaca: ela também interfere na hora de dirigir?


Apagões alcoólicos: entenda por que acontecem e como evitar