Estudo revela que adultos e crianças com enxaqueca podem ter a qualidade do sono afetada
Redação Publicado em 23/09/2021, às 17h00
Adultos e crianças com enxaquecas podem ter menos qualidade e tempo de sono REM em comparação às pessoas que não convivem com a condição, indica uma metanálise publicada na edição on-line da Neurology, revista da Academia Americana de Neurologia.
Os dados mostraram que as crianças com enxaqueca também tiveram menos tempo total de sono do que seus pares. Vale lembrar que o sono REM é o estágio do sono que envolve maior atividade cerebral e sonhos vívidos, sendo importante para o aprendizado e para a memória.
A pergunta inicial da pesquisa era: "Enxaquecas causam a má qualidade do sono ou a má qualidade do sono provoca as enxaquecas?". A partir dessa questão, a equipe buscou analisar as pesquisas mais recentes sobre o assunto e como a condição impacta os padrões de sono.
A equipe reuniu 32 estudos, envolvendo 10.243 pessoas. Em algumas pesquisas, os participantes precisaram preencher um questionário para avaliar a própria qualidade do sono, com perguntas sobre seus hábitos, como: quanto tempo leva para adormecer, tempo total de sono e uso de aparelhos para dormir. As pontuações mais altas indicaram pior qualidade do sono.
Confira:
Outras pessoas foram analisadas em um laboratório do sono durante a noite, normalmente utilizado para diagnosticar distúrbios do sono. Nesse caso, a ideia é registrar as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e o movimento dos olhos durante o sono.
Entre as descobertas estavam que adultos com enxaquecas em geral apresentaram maior pontuação no questionário, ou seja, pior qualidade do sono, do que pessoas sem a condição, com uma diferença moderada devido à gravidade de cada caso. A alteração era ainda maior em pessoas com enxaquecas crônicas.
Quando os pesquisadores analisaram os estudos do sono, descobriram que adultos e crianças com enxaquecas tinham menos tempo na fase do sono REM.
Além disso, olhando apenas para as crianças com enxaqueca, a equipe revelou que elas tinham um tempo total de sono menor, demorando mais para despertar e caindo no sono mais rápido. De acordo com os pesquisadores, é possível que crianças com enxaqueca adormeçam mais rapidamente do que seus pares porque podem ser privadas de sono.
Veja também:
Fases da lua influenciam na qualidade do sono, diz estudo
Todas as pessoas precisam de 8 horas de sono?
Dor de cabeça após o orgasmo: o que fazer?
Atividade física compensa riscos graves à saúde gerados pela insônia