Como fazer as crianças comerem mais vegetais?

Especialistas afirmam que os pais precisam de melhores orientações sobre como incentivar seus filhos

Redação Publicado em 11/03/2021, às 15h43

Somente 6% das crianças entre 2 e 17 anos comem a porção recomendada de vegetais - iStock

As diretrizes alimentares infantis precisam mudar e incluir orientações mais práticas sobre as melhores maneiras de incentivar crianças a consumirem vegetais. Pelo menos é o que defendem os especialistas do Caring Futures Institute, da Universidade de Flinders (Austrália).

Segundo um estudo de saúde australiano, apenas 6% das crianças entre 2 e 17 anos comem a porção recomendada de vegetais e, portanto, é fundamental elaborar recomendações personalizadas sobre como oferecer esse tipo de alimento a crianças através da exposição repetida e aumento da variedade diária. 

O artigo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, sugere que 10 ou mais apresentações a um vegetal específico quando a criança tem entre 6 meses e 5 anos pode aumentar as chances de os pequenos apreciarem o alimento e consumirem uma quantidade maior.

Alimentação saudável desde cedo

Apesar de a estratégia de expor repetidamente crianças pequenas aos vegetais não ser uma novidade, ainda existe uma lacuna entre essas evidências e os conselhos alimentares.

De acordo com os pesquisadores, as preferências alimentares são estabelecidas nos primeiros cinco anos de vida de uma criança. Sendo assim, é extremamente importante incentivar e estabelecer comportamentos alimentares saudáveis de forma precoce e, com isso, apoiar o crescimento, desenvolvimento e melhores hábitos alimentares

É comprovado que a falta do consumo de verduras e hortaliças ao longo da vida pode gerar efeitos negativos na saúde, incluindo o aumento do risco de doenças crônicas, obesidade e sobrepeso. Por isso, é fundamental oferecer diversos vegetais às crianças desde cedo - ervilhas, cenouras, brócolis etc - o que ajudará na aceitação de uma variedade maior. 

Quais são as orientações?

A revisão incluiu pesquisas internacionais sobre estratégias sensoriais e comportamentais que ajudam crianças a gostar de certos alimentos, inclusive vegetais. 

Confira também "Dez dicas para o seu filho comer melhor"  e saiba como melhorar a relação das crianças com a comida 

Esse projeto analisou onze artigos para determinar a eficácia da estratégia, e entre eles estava a exposição repetida e a variedade de vegetais, para as quais foram encontradas evidências promissoras. 

Outros indícios também foram observados e podem auxiliar na incorporação dos vegetais na alimentação das crianças

Possível influência materna 

O relatório destaca, ainda, que gostar ou não de vegetais também pode estar relacionado a ligações estabelecidas antes de uma criança nascer

Segundo os pesquisadores, parece que a dieta materna desempenha uma influência no paladar dos filhos. Isso porque, através da exposição dos sabores dos vegetais ainda no útero, pode levar ao aumento das chances daquela criança gostar e comer esse tipo de alimento futuramente. O mesmo vale para a dieta das mães durante o período de amamentação

crianças alimentação vegetais

Leia também

Covid-19: é seguro ter crianças na escola? Professora da USP responde


Cães sincronizam seu comportamento com crianças, diz estudo


Rotina de sono também interfere no peso das crianças, diz estudo


Minha alimentação está péssima na pandemia. Como voltar aos trilhos?