Redação Publicado em 08/12/2021, às 18h00
A famosa tensão pré-menstrual – popularmente chamada de TPM – é companheira mensal e visita frequente de grande parte das mulheres. Ela é uma união de fatores físicos e emocionais que começam, em média, uma semana antes do início do período menstrual.
Para algumas pessoas, a TPM pode provocar diversas sensações, como inchaço e dor, além de causar mudanças de humor repentinas e inexplicáveis. Ou seja, a mulher pode acordar de bom humor e acabar ficando irritada uma ou duas horas depois sem nenhum motivo aparente.
Outros sintomas emocionais da TPM podem incluir tristeza, irritabilidade, ansiedade e raiva.
Na verdade, ainda não existe uma causa exata e confirmada que justifique a TPM. Porém, provavelmente, sua presença está ligada às variações hormonais que acontecem durante a segunda metade do ciclo menstrual.
A ovulação ocorre na metade do caminho. Durante esse período, o corpo libera um óvulo, provocando a queda dos níveis de estrogênio e de progesterona. A mudança nesses hormônios pode levar a sintomas físicos e emocionais, entre eles as oscilações de humor.
Confira:
Além disso, alterações do estrogênio e da progesterona também influenciam os níveis de serotonina, que é um neurotransmissor responsável por ajudar na regulação do humor, no ciclo do sono e no apetite.
Assim, ter baixos índices de serotonina está associado a sentimentos de tristeza e de irritabilidade, além de problemas para dormir e desejos alimentares incomuns – todos sintomas comuns da TPM.
Se você ainda não sabe, comece a acompanhar e a observar mais o seu ciclo menstrual e as emoções ao longo dos seus diferentes estágios. Isso vai ajudá-la a confirmar se as mudanças de humor estão realmente ligadas à menstruação.
Saber que há uma razão pela qual você está se sentindo mais mal-humoradapode ajudar a manter as coisas em perspectiva e oferecer alguma validação para esse sentimento.
Esse acompanhamento dos sintomas pode ser feito com a ajuda de um aplicativo ou em um simples caderno. Basta colocar o dia do mês e se cada sintoma é leve, moderado ou grave. Para registrar as mudanças de humor, anote quando experimentar:
Métodos contraceptivos, como é o caso da pílula, podem ajudar na redução do inchaço, da dor nos seios e de outros sintomas físicos da TPM. Para muitas mulheres, eles também são capazes de auxiliar com as questões emocionais, incluindo as mudanças de humor.
Para encontrar um método que funcione para você e ajude a minimizar seus sintomas, o ideal é procurar a ajuda de um ginecologista para uma avaliação e orientação adequada.
Vários fatores de estilo de vida também parecem desempenhar um papel nos sintomas da TPM:
Fonte: Healthline
Veja também: