Quantas horas de sono você precisa? Veja dicas de como saber!

Não dormir o suficiente pode afetar diversos aspectos da vida, desde o peso até o humor

Redação Publicado em 16/05/2022, às 16h00

Ficar sem dormir pode afetar os sistemas do corpo e reduzir a qualidade de vida - iStock

Quantas horas você dormiu ontem à noite? De quanto sono você realmente precisa? Manter o controle do horário de sono pode nem sempre ser uma prioridade, mas dormir o suficiente é fundamental para manter a saúde “em dia”. 

A quantidade de sono é capaz de afetar praticamente tudo, desde o peso e o metabolismo até a função cerebral e o humor. Para muitos, o tempo de despertar permanece praticamente constante no dia a dia. Porém, a quantidade de sono pode variar dependendo de fatores como vida social, horário de trabalho e obrigações familiares.

Assim, quando uma pessoa sabe a hora que precisa se levantar, ter em mente a quantidade específica de sono que necessita para funcionar no seu melhor pode ajudá-la a determinar a hora exata de ir para a cama. 

De quanto sono você precisa?

A quantidade de sono diária muda ao longo da vida. Uma criança, por exemplo, pode precisar dormir por até 17 horas por dia, enquanto, para um idoso, sete horas dormindo à noite é o suficiente. 

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as diretrizes gerais para as diferentes faixas etárias são:

Confira:

Vale ressaltar, entretanto, que as necessidades de sono ainda podem variar mesmo estando dentro da mesma faixa etária. Uma pessoa, por exemplo, pode precisar de, pelo menos, nove horas de sono para se sentir bem descansada enquanto sua parceria acorda naturalmente após sete horas sentindo-se revigorada. 

Assim, o mais importante é cada um ter consciência de quantas horas de sono são necessárias para ter um descanso adequado. Entre algumas perguntas que podem ser feitas para descobrir essa informação estão:

O que fazer depois de uma noite mal dormida?

O organismo precisa do sono, assim como do oxigênio e da comida. Enquanto dormimos, o corpo se cura e restaura seu equilíbrio químico, o cérebro faz novas conexões de pensamento e há melhor retenção da memória.

Em contrapartida, sem dormir o suficiente, os sistemas cerebrais e corporais não funcionarão normalmente, bem como a pessoa terá a sua qualidade de vida reduzida.

Muita gente enfrenta noites mal dormidas ao longo da vida e, por isso, existem algumas dicas que podem ajudar a tornar o dia seguinte um pouco mais fácil e produtivo:

  1. Não pule o café da manhã: isso pode deixar você ainda mais para baixo, irritado e até com dor de cabeça. Porém, não abuse no café para evitar uma nova noite de insônia;
  2. Faça atividade física: ela pode ajudar a melhorar o sono e a adormecer com mais facilidade, somente não pratique exercícios físicos muito perto da hora de ir para a cama;
  3. Tire um cochilo: no dia seguinte, vale cochilar por cerca de 20 minutos; isso pode melhorar a atenção e as habilidades motoras. Mas não passe de uma hora para não atrapalhar o sono à noite;
  4. Jante cedo: procure comer até duas horas antes de dormir. Se ficar com fome, se alimente com algo bem leve;
  5. Hidrate-se: beba bastante água para você não acordar com sede no meio da noite. Porém, evite beber demais para não precisar levantar para urinar;
  6. Atenção ao consumo de álcool: evite consumir bebidas alcoólicas perto de ir para a cama;
  7. Diminua as luzes: à medida que vai chegando a hora de dormir, diminua as luzes brilhantes, as conversas muito estressantes e o uso de telas. Tudo isso pode te ajudar a dormir melhor.  

Veja também:

comportamento sono dormir

Leia também

Ando muito sonolento; será que estou “viciado” em dormir?


Privação de sono pode alterar a forma como vemos os outros


Desidratação pode estar ligada a menos tempo de sono


Insônia pode aumentar risco de diabetes tipo 2, diz estudo