Como saber se estou perdendo gordura?

Um dos grandes vilões de quem busca o emagrecimento é a balança

Dinei Siqueira Publicado em 01/11/2022, às 10h00

A melhor maneira de verificar se está perdendo gordura é através das medidas - iStock

Todo processo de emagrecimento ou até mesmo de mudança, seja de comportamento ou de estética, gera sempre aquele momento de dúvida onde pensamos: será que realmente está dando certo?

Sim, isso é mais comum do que muitos pensam. Na verdade, isso é parte do processo.

Ainda mais quando falamos sobre perda de peso.

É comum se sentir angustiado e ansioso com os resultados, a luta é sempre dura e nem sempre traz recompensas imediatas como um chocolate, um sorvete, uma feijoada com a família ou um barzinho com os amigos, aliás esses são os seus maiores desafios ou melhor dizendo, são as armas que seu “inimigo” usa contra você.

E ele é sagaz, te conhece muito bem, sabe quais são as suas fraquezas e seus desejos mais profundos, tem suas estratégias para atrapalhar a sua luta por uma rotina saudável. Seu maior inimigo neste caso é você mesmo!

Como seguir lutando? De onde tirar forças? Essa é a resposta mais fácil de todas e vou explicar o porquê. Para ter certeza de que sua luta diária está funcionando, que o resultado está vindo e para se animar e continuar na luta, basta entender o processo e identificar os sinais.

Então, vamos a eles:

Disposição

Esse é o primeiro sinal e é um dos mais importantes para se sentir motivado para os seguir os próximos passos.

Identificá-los, no princípio, não é tão simples assim. A melhora na disposição é gradativa e ocorre desde o primeiro dia, no início de maneira mais lenta, até por conta das dores musculares em diversas partes do corpo para quem iniciou os treinos ou das preocupações com a nova dieta ou dos novos processos que envolvem a mudança.

Logo ao terminar os primeiros exercícios, a respiração que estava ofegante, o batimento cardíaco alto, aquela sensação do coração na boca, começa a retornar à normalidade com maior facilidade e até mesmo o suor, que a princípio era menos presente,  já se torna mais visível. Isso ocorre por conta do processo de homeostase, onde o corpo busca se adaptar o mais rapidamente possível para se manter ao que está acostumado.

O corpo entende que estas mudanças não fazem parte da rotina e é praticamente um sinal de alerta. Essa alteração demanda mais energia para o processamento das atividades que não estavam na programação interna do corpo e faz com que sejam acessados os estoques de energia. Já que não estava planejado, é preciso buscar um extra.

O corpo possui uma capacidade limitada de armazenar glicogênio nos músculos e utiliza a gordura armazenada como forma de atender eventuais demandas.

Não se alimentar e treinar queima mais gordura? Não! Mas isso é assunto para outro momento.

Medidas

Um dos grandes vilões de quem busca o emagrecimento é a balança, a luta quase que diária em subir no equipamento para pesagem e não ver os números descerem é uma verdadeira tortura. Mas isso acontece porque não te avisaram que a balança não serve para verificar a queima de gordura, que a perda de peso não necessariamente significa emagrecimento, pois a perda de peso pode estar relacionada a perda de líquidos internos, perda de volume muscular e outras possibilidades, ou seja, os números na balança descerem podem não ser uma coisa tão boa assim.

Além disso, para quem pratica musculação, que hoje é sabidamente conhecida como o melhor exercício para auxiliar na perda de gordura, há ainda a questão do ganho de massa magra ou o famoso aumento de músculo, do tônus muscular.

A melhor maneira de verificar se está perdendo gordura é através das medidas. Mas não será necessário ficar conferindo a cada treino. Para realizar essa conferência basta escolher uma roupa que a princípio esteja mais justa e experimentá-la a cada 15 dias, assim poderá verificar e acompanhar a folga nas roupas ao longo do processo.

Isso acontece porque a gordura ocupa muito espaço, mas pesa pouco se comparado ao músculo, assim a redução de medidas é mais fiel à queima de gordura do que a balança.

Outro detalhe importante: o melhor momento para fazer isso é pela manhã ao acordar, pois o corpo está mais relaxado após a noite de sono e os resultados do treino já estão estáveis.

Digestão

Conforme a queima de gordura acontece, todo o corpo colhe os benefícios. O primeiro deles é a melhora no processo de digestão, que se torna cada dia melhor com o emagrecimento.

Já nos primeiros dias a sensação de estufamento e desconforto melhora, os alimentos são mais bem digeridos, pois o corpo não precisa se preocupar com o processamento de gordura, (já que durante o processo de emagrecimento a ingestão de gordura é consideravelmente diminuída) com o melhor funcionamento, as idas ao banheiro tornam-se regulares, melhorando o processo de evacuação.

O organismo passa a dedicar mais tempo no processamento dos nutrientes mais importantes, acelerando ainda mais o metabolismo, melhorando o resultado do protocolo alimentar a cada dia, sintetizando de forma correta os alimentos.

E aí, quando chegamos neste estágio os resultados já se tornam um pouco mais aparentes e é possível olhar no espelho e ver os resultados, modestos ainda, mas já suficientes para seguir lutando e buscando sua melhor versão.

atividade física perda de peso gordura

Leia também

Atividade física e alimentação saudável ajudam no combate ao câncer


Projeto Verão: não caia em ciladas


Treino na areia: atividade física com cara de praia com os amigos


Viva mais e melhor: faça treino de força e aeróbio