Como voltar a treinar com regularidade? Veja dicas!

A OMS recomenda a adultos atividades físicas moderadas de 150 a 300 minutos por semana

Redação Publicado em 05/02/2022, às 06h00

Um passo importante para ter regularidade nos treinos é incorporá-los em sua rotina - iStock

Em um período de isolamento social e de recesso de fim de ano, são comuns os casos de pessoas que deixaram de se exercitar com regularidade. Exercícios físicos regulares, entretanto, são essenciais para a saúde e grandes aliados de um sistema imune fortalecido, protegendo contra diversas doenças”.

A OMS recomenda a adultos atividades físicas moderadas de 150 a 300 minutos por semana ou de 75 a 150 minutos de atividade intensa, quando não houver contraindicação. A recomendação se estende a quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, além de uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Um passo importante para ter regularidade nos treinos é incorporá-los em sua rotina. Para isso, você pode selecionar ao menos 30 minutos de seu dia para praticar algum exercício e dedicar-se a isso com regularidade até que seja parte concreta de sua vida.

Faça o que gosta

Algumas pessoas precisam da academia porque ela oferece um treino definido, mas o componente essencial do exercício é elevar a frequência cardíaca e, para isso, as opções são muitas.

Uma boa opção é pensar no que você gostava de fazer no passado, mesmo quando criança. Isso pode ajudar a perceber que as possibilidades estão mais próximas do que imagina: dançar, jogar futebol, praticar alguma arte marcial, nadar ou caminhar com os amigos, por exemplo. 

Para quem gosta de se exercitar sem sair de casa, também existem boas opções, como calistenia, exercícios funcionais, pular corda e treinos de salto, como os pliométricos.

Transforme em hábito

O treino pode não ser tão atraente no início e, por isso, a disciplina é importante: pratique como se fosse parte dos seus deveres diários e logo estará incorporado à sua rotina.

Os exercícios fortalecem a imunidade, a musculatura e liberam hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar e por uma boa noite de sono.

Se você vem de um período de inatividade, é recomendável começar aos poucos, durante alguns minutos por dia e, com o tempo, aumentar gradativamente essa quantidade. O objetivo é sentar-se menos e mover-se mais, e algum exercício é melhor do que nada.

Mantenha-se em movimento

Em uma rotina frenética, pode ser uma tarefa complicada inserir momentos de atividades físicas ao longo do dia. Porém, algumas dicas podem ajudar a ter uma vida com mais movimento. Veja só:

  1. Procure, sempre que possível, subir pelas escadas;
  2. Caso trabalhe o dia inteiro na posição sentada, o ideal é levantar a cada meia hora para tentar se mexer um pouco mais; 
  3. Fragmente os exercícios nos poucos intervalos de tempo disponíveis ao longo do dia. Assim, aos poucos, fica mais fácil cumprir aquela meia hora de atividade física recomendada; 
  4. Deixe o carro em casa, quanto mais tempo puder caminhar, melhor. Sempre, claro, tomando os devidos cuidados contra a Covid-19, usando máscara e mantendo o distanciamento social; 
  5. É sempre uma boa ideia fazer atividade física em dupla, isso estimula e torna mais fácil a prática de exercícios no dia a dia. 
saúde atividade física treinamento

Leia também

Calistenia: 7 exercícios para manter o corpo ativo nas férias


Como treinar ombros em casa? Conheça 4 exercícios de calistenia


Como treinar costas em casa? Conheça 4 exercícios de calistenia


HIIT: 6 exercícios para fazer o treino intervalado em qualquer lugar