Como voltar a treinar depois de parar por muito tempo?

O sedentarismo contribui para o desenvolvimento de comorbidades; veja as recomendações para se exercitar

Redação Publicado em 17/06/2021, às 16h00

Sobrepeso, obesidade, queda de imunidade e problemas cardíacos estão relacionados ao sedentarismo - iStock

Desde o início da pandemia o distanciamento social tem sido um problema para a mobilidade, já que o isolamento necessário para frear a disseminação do coronavírus limitou as atividades ao ar livre e em academias.

Como consequência, muitas pessoas se viram mais distantes da prática regular de atividades físicas, mesmo as que antes costumavam se exercitar com frequência. Essa diminuição na mobilidade geral contribui para o desenvolvimento de comorbidades relacionadas ao sedentarismo, como sobrepeso, obesidade, queda de imunidade e até problemas cardíacos.

Essas condições de saúde podem prejudicar a resposta do organismo ao coronavírus. Um estudo recente, publicado no periódico científico British Journal of Sports Medicine, aponta que a falta de atividades físicas tem associação direta com maiores riscos de desenvolver formas mais graves da Covid-19 e, também, de levar à morte em decorrência da doença.

A pesquisa, que analisou dados de quase 50 mil pacientes, apontou ainda que as pessoas “com Covid-19 que foram consistentemente inativas durante os dois anos anteriores à pandemia tinham maior probabilidade de serem hospitalizadas, admitidas na unidade de terapia intensiva e morrer do que pacientes que cumpriam consistentemente as diretrizes de atividade física.”

Como voltar a se exercitar?

A pandemia ainda não passou, mas é possível realizar algumas atividades. Se você ficou muito tempo sem treinar e agora pretende voltar, alguns cuidados são importantes: tanto ao ar livre quanto em academias, as regras de distanciamento e cuidados permanecem; portanto, continue seguindo os protocolos, como uso de máscara e de álcool 70.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alterou as suas recomendações sobre atividades físicas com base em novas evidências científicas. Até dezembro de 2020, a indicação era que adultos praticassem ao menos 150 minutos semanais de atividades físicas moderadas ou 75 minutos em alta intensidade. Agora, a recomendação é de 150 a 300 minutos moderados ou de 75 a 150 minutos intensos (quando não há contraindicação).

Para quem está voltando a se exercitar, é importante não tentar retomar os treinos no ritmo que estava quando parou: o ideal na volta após muito tempo é praticar exercícios leves, como caminhadas ou com pouco peso. É importante, também, realizar uma avaliação médica, além de consultar profissionais da educação física.

Confira:

Dependendo da avaliação, quem já costumava se exercitar antes não precisa, necessariamente, voltar “do zero”, como se fosse uma pessoa sedentária. É indicado, porém, trabalhar com uma carga reduzida para evitar lesões. Outra indicação é fracionar o treino em pelo menos três vezes na semana, de forma que seja possível realizar os exercícios sem gerar sobrecarga nos músculos e articulações.

Tive Covid-19, posso treinar?

O ideal para quem teve Covid-19 de forma assintomática ou leve é realizar uma consulta antes de voltar ao exercício para avaliar o funcionamento do coração e dos pulmões. Já quem teve um caso grave de Covid precisa de mais cautela, pois há maiores riscos de sequelas cardíacas. Por isso, mais exames podem ser necessários.

atividade física sedentarismo Covid-19

Leia também

Após Covid, um quarto dos pacientes apresenta novo problema de saúde


Atividade física durante a menstruação é bom? Especialista comenta


Tomar café antes de se exercitar pode ajudar na perda de calorias


Está ansioso? Exercícios musculares podem trazer alívio