O complexo B consiste em oito vitaminas solúveis em água que desempenham papeis essenciais e intimamente relacionadas na função celular do corpo. A única outra vitamina solúvel em água é a C; todas as demais são solúveis em gordura. As vitaminas que compõem o complexo B são tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), ácido pantotênico (vitamina B5), piridoxina (vitamina B6), biotina, ácido fólico e a cobalamina (vitamina B12).
A maioria das vitaminas B é encontrada em uma ampla variedade de alimentos. Elas são muito importantes para a função celular. Algumas, como a vitamina B12, são localizados principalmente na carne e em outras fontes de alimentos de origem animal.
As vitaminas B ajudam as enzimas do nosso corpo a fazer o seu trabalho e são importantes para uma ampla gama de funções celulares, como quebrar carboidratos e transportar nutrientes por todo o corpo. Além disso, o complexo B pode proporcionar benefícios à saúde como:
Função cerebral saudável: as vitaminas B desempenham um papel inter-relacionado em manter o nosso cérebro funcionando corretamente. Quantidades adequadas de vitaminas B no corpo são essenciais para o funcionamento fisiológico e neurológico ideal. Alguns dados mostram que a vitamina B6, em particular, pode desempenhar um papel na prevenção de Parkinson.
Prevenção do câncer: as vitaminas B podem desempenhar um papel na prevenção do aparecimento de vários tipos de câncer. Algumas pesquisas mostram que ter a quantidade certa de vitaminas B no corpo pode ajudá-lo a resistir ao desenvolvimento do crescimento canceroso. A vitamina B tem sido associada a um menor risco de câncer de pele, melanoma, em particular.
Estresse e fadiga crônica: se você está procurando maneiras de combater o estresse, a suplementação de vitaminas do complexo B pode ajudar. Pesquisa mostra que as vitaminas B podem beneficiar significativamente o humor e reduzir a resposta fisiológica ao estresse.
Para pessoas com Síndrome de Fadiga Crônica (SFC), o complexo de vitamina B pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas como parte de uma abordagem nutricional ao tratamento. As vitaminas B podem desempenhar um papel na prevenção do aparecimento de vários tipos de câncer. Algumas pesquisas mostram que ter a quantidade certa de vitaminas B no corpo pode ajudá-lo a resistir ao desenvolvimento do crescimento canceroso.
Riscos de saúde: embora o complexo B ofereça muitos benefícios à saúde e seja essencial para o funcionamento geral do corpo, a suplementação com vitaminas B apresenta alguns riscos, especialmente em dosagens elevadas. Como as vitaminas B são solúveis em água, é difícil ter uma overdose delas porque seu corpo eliminará o excesso. No entanto, é possível sentir efeitos negativos devido ao excesso de vitaminas.
Câncer de pulmão: embora tenha sido demonstrado que o complexo B ajuda a prevenir muitos tipos de câncer, há evidências que mostram que pode aumentar a probabilidade de desenvolver o do pulmão em homens que fumam. Os pesquisadores acreditam que as vitaminas B podem ajudar tumores pequenos e anteriormente não detectados a crescerem mais rapidamente.
Neuropatia periférica: o complexo B contém vitamina B6, e uma overdose dessa vitamina (200 mg ou mais por dia) pode levar à perda de sensibilidade nos braços e pernas. Isso geralmente é temporário e desaparece quando se para de tomar a vitamina, mas em alguns casos o efeito pode ser permanente.
Danos ao fígado: o complexo B também contém niacina (vitamina B3). Em altas doses, a niacina pode causar rubor na pele. Se você tomar altas doses durante um longo período de tempo, a niacina pode causar danos ao fígado.
A dose diária recomendada de vitaminas do complexo B varia de acordo com a idade, sexo e condição. Verifique as formulações dos suplementos com um médico para ter certeza de que as dosagens neles contidas são apropriadas para você. Também pode encontrar vitaminas do complexo B em uma variedade de fontes alimentares, incluindo grãos de cereais, carnes, aves, ovos, peixes, leite, legumes e vegetais frescos.
Fonte: WebMD
Cármen Guaresemin
Filha da PUC de SP. Há anos faz matérias sobre saúde, beleza, bem-estar e alimentação. Adora música, cinema e a natureza. Tem o blog Se Meu Pet Falasse, no qual escreve sobre animais, outra grande paixão. @Carmen_Gua