Da Redação Publicado em 09/10/2020, às 18h15 - Atualizado às 18h15
As redes sociais são uma das principais responsáveis pelos nossos desejos de comprar produtos que talvez não sejam necessários naquele momento. Um episódio ou outro é compreensível. No entanto, o perigo surge quando elas se tornam frequentes e viram uma compulsão.
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o hábito de comprar pela internet se intensificou durante a pandemia.
A compulsão por compras, denominado pelos médicos de ‘oniomania’, é um transtorno mental que afeta cerca de 5% da população. Normalmente, marca um certo descontrole no ato de adquirir algo. Você nem sabe motivo, mas sente uma necessidade de comprar. Isso pode estar associada a uma ideia de aliviar uma ansiedade, angustia ou sofrimento psíquico, seja ele consciente ou não.
Quando você acaba se endividando e compra itens sem necessidade descontroladamente, pode ser caracterizado como um Transtorno do Controle do Impulso pela Organização Mundial da Saúde.
Segundo o órgão, a principal característica é a dificuldade em resistir a um desejo de praticar um ato, que pode ser prejudicial a um indivíduo ou outras pessoas. Tanto que pode afetar relacionamentos amorosos e familiares.
Ao identificar que está gastando mais do que deveria e não está conseguindo manter um limite, tente adotar essas medidas para evitar que haja maiores complicações emocionais e financeiras.
Mesmo assim, caso você perceba que não está conseguindo controlar seus impulsos, é importante buscar a ajuda médica.
Veja também:
Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube
Leia mais
Apostas online na pandemia: como controlar o impulso?
Dia Mundial da Saúde Mental: cuide bem da sua
Juju Salimeni dá detalhes de dieta; qual o impacto na saúde mental?