Melhor que apelar para medicamentos é investir em uma alimentação que não provoque desconforto
Redação Publicado em 14/09/2021, às 11h00
Uma das coisas mais desagradáveis é sentir aquele inchaço na barriga, quase sempre por causa de excesso de gases. Melhor que apelar para medicamentos é investir em uma alimentação que não provoque esse tipo de desconforto. E há muitos alimentos que cumprem esse papel com louvor e que você terá muito prazer em consumir. Confira alguns deles:
Essas superfrutas são cheias de potássio. E seu corpo precisa de potássio para controlar os níveis de sódio do organismo e manter um equilíbrio hídrico. Quanto melhor o sistema funcionar, menos inchaço você terá.
Essa especiaria dá ao curry a cor amarela e contém uma boa parte do composto curcumina. Estudos mostram que a curcumina pode domar os sintomas da síndrome do intestino irritável, aliviando o desconforto, regulando o sistema digestivo e reduzindo o inchaço.
Triture um pouco dele para aumentar a hidratação e fazer a digestão funcionar. Como bônus, o aipo também fornece certos flavonoides (compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias) que reduzem a inflamação no corpo – inclusive no intestino.
Conhecidos por fazer o xixi cheirar mal, os aspargos são uma boa fonte de inulina, uma fibra insolúvel que alimenta as bactérias benéficas do intestino e ajuda a mantê-lo regular.
As bananas fornecem uma grande quantidade de potássio. Um estudo mostrou que mulheres que comeram banana antes de cada refeição incharam menos do que aquelas que não comeram. Os especialistas acham que é porque a fruta libera certas bactérias intestinais que ajudam a acalmar a produção de gases na barriga.
Essa raiz e suas sementes têm um composto que relaxa os espasmos do trato gastrointestinal. Com menos espasmos, o gás pode passar pelo intestino com mais facilidade, evitando que o inchaço se acumule.
Com sabor picante, faz com que os sucos intestinais fluam. Isso ajuda na digestão e a esvaziar o estômago mais rapidamente, o que evita o inchaço.
Estudos mostram que as cápsulas de hortelã-pimenta podem ajudar a relaxar os músculos do sistema digestivo. Isso ajuda a empurrar o gás para aliviar o inchaço do estômago. O chá de hortelã-pimenta pode ter o mesmo efeito calmante.
Alguns estudos dizem que tomar kefir, uma bebida fermentada parecida com iogurte, elimina em até 70% os gases do estômago. Ele ainda ajuda a quebrar o açúcar do leite, que pode causar inchaço e dor.
Uma dieta que inclui tomates vai te abastecer de licopeno, um antioxidante que funciona como um anti-inflamatório em todo o corpo. Os tomates também estão cheios de potássio, o que reduz os níveis de sódio que causam o inchaço em seu corpo.
Fonte: WebMD
Veja também:
11 alimentos que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele
Síndrome do intestino irritável não tem cura, mas pode ser controlada
Intestino preso: quais são as consequências e como lidar com isso?
Estudo relaciona depressão e ansiedade às bactérias do intestino