Até a casca dessa fruta contém nutrientes bons para a saúde; confira quais são
Redação Publicado em 14/12/2021, às 13h00
Quando você pensa nos benefícios das laranjas para a saúde, a primeira coisa que vem à mente é, provavelmente, a vitamina C. As frutas cítricas são uma fonte excelente dessa vitamina, mas as laranjas também fornecem uma série de outros nutrientes protetores. Aqui estão seis razões para comer mais laranjas:
Os alimentos podem suprir até 20% de suas necessidades diárias de líquidos, e alimentos ricos em água, como as laranjas, contribuem ainda mais com essa demanda. A hidratação adequada ajuda a manter a energia mental e física, melhora a circulação, otimiza o funcionamento dos órgãos, elimina os resíduos e maximiza o metabolismo.
Uma laranja média oferece cerca de três gramas de fibra, 12% da meta diária. A fibra da laranja auxilia a função digestiva, ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e de insulina, aumenta a sensação de saciedade e pode até contribuir para um sono saudável.
Uma laranja representa cerca de 80% da meta diária de vitamina C. Além de apoiar a função imunológica, esse nutriente fundamental ajuda a produzir colágeno, reduzir a inflamação e aumentar a capacidade do corpo de usar gordura como fonte de combustível, tanto durante o exercício quanto em repouso. Pouca vitamina C no sangue também foi associada ao aumento da gordura corporal e das medidas da cintura.
Confira:
A vitamina C também ajuda a aumentar a absorção de ferro, o que pode aumentar a disponibilidade de oxigênio e reduzir a fadiga. Isso é especialmente importante para mulheres na pré-menopausa que perdem ferro durante a menstruação e para aquelas que seguem uma dieta baseada em vegetais, uma vez que o ferro é menos facilmente absorvido de fontes vegetais. A vitamina C também atua como um antioxidante que combate o envelhecimento e é necessária para o reparo do DNA e a produção de serotonina. Este último ajuda a promover a felicidade e o sono.
O potássio e o folato são dois nutrientes vitais também encontrados nas laranjas. O potássio auxilia na função cardíaca e nas contrações musculares, além de ajudar a manter a massa muscular. Este mineral também atua como um diurético natural, para reduzir a pressão arterial e evitar a retenção de líquidos. O folato apoia o cérebro e o sistema nervoso, e quantidades adequadas podem ajudar a proteger contra depressão e problemas de memória. As laranjas também fornecem quantidades menores de cálcio, magnésio, vitamina A e vitaminas B.
Os nutrientes protetores da saúde não são encontrados apenas nas laranjas e em seu suco; eles também estão na casca. Uma pesquisa mostra que os flavonoides nas cascas dos cítricos podem ajudar a prevenir a reprodução, o crescimento e a propagação das células cancerosas, bem como a apoiar a apoptose, a sequência de autodestruição que o corpo usa para matar células disfuncionais.
Um estudo mais antigo da Universidade do Arizona concluiu que comer uma colher de sopa de raspas de frutas cítricas por semana pode reduzir o risco de câncer de pele de carcinoma de células escamosas em 30%. Um composto específico chamado herperidina, encontrado na casca da laranja, também demonstrou proteger contra doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer.
Se você consome cascas de frutas cítricas, opte por laranjas orgânicas para reduzir a exposição a resíduos de agrotóxicos. Use um ralador para raspar a casca externa, evitando o miolo branco mais amargo. Adicione as raspas de laranja aos molhos de saladas caseiros ou como guarnição para aveia, salada de frutas e torrada de abacate para vegetais cozidos, quinua, fritas e sobremesas.
Via: Health
Assista também:
Confira 5 benefícios da maçã para a saúde
Morango: conheça benefícios e sugestões de como consumir
Alimentos roxos: conheça os benefícios que eles trazem à saúde
3 dicas simples para ter uma alimentação mais saudável