Redação Publicado em 31/03/2022, às 14h00
Existe um certo preconceito sobre o Pilates ser algo apenas para mulheres e, no imaginário de alguns, ser algo fácil e bobo. Por isso, estamos aqui para desmistificar essas crenças e mostrar que essa atividade é boa para qualquer um — e ainda faz muito bem ao corpo!
Independentemente do sexo, idade, habilidade ou nível de condicionamento físico atual, os exercícios de Pilates são diversos e variam entre esteira e equipamentos especializados. Confira cinco benefícios dessa prática:
O Pilates é famoso por sua ênfase no core – o centro do corpo a partir do qual todos os movimentos se originam. É nessa parte que ficam todos os músculos ao redor do tronco que, quando fortalecidos e flexíveis, sustentam e estabilizam o corpo.
O Pilates melhora a postura, pois os exercícios demandam consciência corporal e fortalecimento dos músculos que nos mantêm eretos. Logo, tudo isso é melhorado com o exercício.
O Pilates tem como alvo os músculos abdominais mais profundos e o assoalho pélvico. Esses músculos funcionam como um suporte para levantar e apoiar os órgãos e proteger e estabilizar as costas.
O Pilates equilibra os músculos do corpo para que eles não fiquem soltos e fracos, nem tensos e rígidos. Músculos muito frouxos e fracos, ou muito tensos e rígidos, podem tornar o corpo mais suscetível a lesões.
O exercício ainda se concentra no desenvolvimento de força dinâmica, o que significa que você é mais capaz de apoiar e estabilizar suas articulações enquanto se move. Pesquisas sugerem que o Pilates é um método eficaz para reduzir o risco de lesões no esporte.
Ao focar na respiração, o Pilates melhora a capacidade cardiorrespiratória, o que estimula os hormônios do bem-estar, o fluxo de oxigênio e a circulação sanguínea.
O Pilates consegue tudo isso e, devido à sua natureza de baixo impacto, raramente deixa você se sentindo cansado. Em vez disso, deixa a pessoa com ainda mais energia.
Assista também: