Redação Publicado em 25/11/2021, às 12h00
A batata é um dos alimentos mais apreciados no Brasil e há inúmeras maneiras de saboreá-la: frita, cozinha, assada… mas será que em todas as suas formas ela é considerada saudável?
Uma batata russet cozida média com casca tem 129 calorias, 4,6 gramas de proteína, sem gordura e 37 gramas de carboidrato, com cerca de 4 gramas de fibra. Além disso, ela também é cheia de nutrientes, incluindo mais de 30% do valor diário da vitamina C de suporte imunológico. Mas isso ainda não é tudo! A batata tem quase um terço da meta diária de potássio, um mineral que apoia as funções nervosas, musculares e cardíacas, bem como pressão arterial saudável. O alimento também fornece vitaminas B, vitamina K, ferro, magnésio, zinco, cobre e manganês. Por fim, elas são ricas em antioxidantes, incluindo fenóis, carotenóides, flavonóides e compostos antocianina, que são encontrados tanto na casca quanto na polpa da batata.
Quer saber ainda mais benefícios da batata? Então confira:
Os carboidratos e nutrientes que as batatas fornecem fazem delas uma excelente fonte de combustível antes ou durante o exercício. Um pequeno estudo de 2019 publicado no Journal of Applied Physiology analisou o impacto do purê de batata versus um gel de carboidrato comercial durante ciclos prolongados. Os pesquisadores descobriram que ambos os alimentos resultaram em desempenhos iguais. Logo, se você está procurando uma opção de comida completa para fortalecer seu treino, considere incluir a batata em sua dieta.
Além de suas fibras, as batatas também fornecem amido resistente, um tipo único de carboidrato que ajuda na queima de gordura do corpo. Como a fibra, você não consegue digerir ou absorver o amido resistente e, quando chega ao intestino grosso, fermenta, o que faz com que o corpo queime gordura. Batatas cozidas e resfriadas naturalmente formam amido mais resistente, portanto, para aumentar o conteúdo, deixe-as esfriar até a temperatura ambiente antes de comer.
Confira:
Além do amido resistente para a queima de gordura, as batatas podem oferecer outro benefício relacionado ao controle de peso. A pesquisa mostra que elas tendem a saciar mais do que outros carboidratos ricos em amido, como macarrão e arroz. Em um estudo, os voluntários comeram menos calorias quando as batatas foram consumidas como parte de uma refeição, embora não houvesse limites para o tamanho das porções. Além disso, os comedores de batata não compensavam ingerindo mais calorias no final do dia.
Pesquisa publicada na revista Clinical Nutrition em 2020 analisou o impacto da batata vs. arroz como parte de um jantar misto na regulação de açúcar no sangue pós-refeição e durante a noite em pessoas com diabetes tipo 2. As batatas foram fervidas, assadas ou fervidas e resfriadas. Cada refeição continha 50% de carboidratos, 30% de gordura e 20% de proteína. Amostras de sangue foram coletadas dos voluntários antes, imediatamente depois e a cada 30 minutos por algumas horas. Os participantes também usaram um monitor contínuo de glicose como forma de avaliar os níveis de glicose durante o sono. O estudo não encontrou diferenças significativas entre as batatas e o arroz, ou entre a preparação da batata. Os pesquisadores concluíram que as batatas são adequadas para pessoas com diabetes quando consumidas como parte de uma refeição balanceada e não interrompem a regulação da glicose no sangue.
Provavelmente nem é preciso dizer que fritar qualquer coisa, inclusive batatas, não é o método de cozimento mais nutritivo. Mas, além disso, você pode estar se perguntando se, em termos de nutrição, é melhor ferver ou assar suas batatas. Um estudo de 2020 analisou o impacto dos métodos de cozimento no conteúdo de amido de batata, vitamina C, minerais e antioxidantes. Em geral, os pesquisadores descobriram uma maior retenção de nutrientes em batatas cozidas com métodos “secos”, como microondas ou grelhados, em comparação com métodos “úmidos”, incluindo fervura ou vapor. Além disso, quando as batatas são fervidas, deixar a casca preserva mais nutrientes, pois evita que os minerais vazem para a água. O estudo também confirmou que o resfriamento das batatas após o cozimento aumentou o teor de amido resistente.
De toda forma, antes de incluir definitivamente as batatas em sua vida, é importante conversar com um nutricionista para que ele monte um plano alimentar adequado para seu estilo de vida.
Via: Health
Assista também: