Quando você está se sentindo para baixo, os filmes são uma boa maneira de melhorar seu humor
Redação Publicado em 30/03/2022, às 12h00
Eles são chamados de filmes “feel-good” (“para se sentir bem” em tradução livre) por uma razão. Assistir a filmes pode distraí-lo da realidade e elevar seu ânimo. Medicação e terapia são duas das principais opções de tratamento para a depressão, mas atividades que despertam alegria também podem ser úteis.
Quando você está se sentindo para baixo, os filmes são uma boa maneira de melhorar seu humor. Um bom filme pode levá-lo a uma jornada emocional – tudo dentro de algumas horas. Você pode estar rindo em um momento e chorando no outro, ou ser transportado para o espaço sideral, onde luta contra outros seres pela dominação do mundo. Se você está procurando uma maneira agradável de levantar o ânimo, considere estourar um pouco de pipoca e sentar-se para assistir ao seu filme favorito.
Medicação e terapia são tratamentos eficazes para a depressão, mas não são as únicas maneiras de melhorar seu humor. Fazer coisas que você gosta também pode melhorar sua saúde mental e bem-estar geral, de acordo com um estudo de 2016. Se seus hobbies incluem ouvir música, andar de bicicleta ou assistir a filmes, essas atividades de lazer podem ter um efeito positivo no seu humor e saúde mental.
O cinema ou videoterapia — terapia que envolve assistir a filmes ou vídeos — tornou-se popular com os serviços de streaming. De acordo com um estudo de 2021, a terapia consiste em expor uma pessoa a um personagem que pode estar passando por uma experiência física ou emocional semelhante. Os personagens e cenários na tela podem desencadear conversas sobre sua vida e o que você está sentindo.
Um estudo de 2020 descobriu que filmes específicos podem afetar a atividade do seu cérebro. Usando ressonância magnética funcional para medir a atividade cerebral, os pesquisadores descobriram que os filmes podem exercer controle sobre o cérebro até certo ponto. Isso foi baseado, no entanto, no conteúdo do filme e no estilo de edição e direção.
Todos nós já assistimos a um filme com o qual nos identificamos ou nos sentimos inspirados. E fazer isso quando se está triste ou deprimido não é diferente – pode lhe dar algo para relacionar à sua vida. Mas o tipo de filme que o elevará dependerá de você e de suas preferências. Nem todos os filmes funcionarão para todas as pessoas.
Filmes de qualquer gênero podem ser uma distração útil ou fonte de inspiração durante um episódio depressivo.
O gênero de filme mais óbvio para assistir quando você está triste é a comédia. Um estudo de 2016 descobriu que o riso pode ter benefícios terapêuticos, com efeito positivo na saúde mental e no sistema imunológico. Quando você ri, os níveis do hormônio cortisol são reduzidos, o que ajuda a diminuir o estresse. O riso também altera a atividade da serotonina e da dopamina e libera endorfinas, o hormônio do bem-estar – tudo o que pode ajudar a aliviar os sentimentos de depressão.
Mesmo filmes dramáticos ou trágicos podem desencadear uma resposta emocional. Semelhante ao riso, o choro pode ativar a liberação de endorfinas, de acordo com um estudo de 2016. Filmes dramáticos podem aumentar os sentimentos de gratidão e reduzir os de isolamento. Eles também podem atuar como um lembrete de que todos experimentam suas próprias lutas e convidar os espectadores a refletir sobre seus próprios problemas. Filmes tristes ou trágicos, embora não estimulem o humor, nos lembram que não estamos sozinhos.
Também podem ser uma escolha atraente. Esses filmes são baseados em fatos reais, que podem ser inspiradores ou reveladores. Eles não nos tiram da realidade, mas podem destacá-la. Documentários que enfatizam eventos surpreendentes ou instigantes que aconteceram ou estão acontecendo podem provocar uma sensação de humildade e melhorar a compreensão do mundo.
Também conhecidas como rom-com, podem fazer você se sentir melhor sobre sua situação ou inspirá-lo a olhar para sua situação atual de uma perspectiva diferente. Dependendo do enredo, uma comédia romântica pode ser apenas a distração e a fonte de humor leve que você precisa.
Muitos de nós adoramos sentir medo de forma controlada – seja assistindo a filmes de terror ou lendo livros de suspense. A tensão, o acúmulo e o conflito que são frequentemente vistos em filmes de terror e suspense impulsionam nossa diversão e nos despertam emocional e cognitivamente, de acordo com uma revisão de 2019. Os pesquisadores observam, no entanto, que os estudos revisados foram pequenos e muitos foram baseados em autorrelatos.
Estudo de 2021 conduzido durante a pandemia do Covid-19 descobriu que assistir a filmes de terror e pandemia permitiu que as pessoas praticassem estratégias de enfrentamento de estresse que poderiam ser úteis em uma situação do mundo real. É importante notar que este estudo também foi pequeno e mais pesquisas são necessárias.
Não importa o tipo de filme que você prefira, há muitos filmes que você pode assistir quando estiver triste ou deprimido. A seguir uma lista com alguns filmes que você pode encontrar nos serviços de streaming ou em outras plataformas e que podem te fazer bem:
“(500) Dias Com Ela” (2009)
“10 coisas que eu odeio em você” (1999)
“A Felicidade Não se Compra” (1946)
“A Invenção de Hugo Cabret” (2011)
“A Vida Secreta de Walter Mitty” (2013)
“Amor à Toda Prova” (2011)
“As Aventuras de Pi” (2012)
“As Loucura de Dick e Jane” (2005)
“As vantagens de ser invisível” (2012)
“Comer, Rezar e Amar” (2010)
“Compramos um Zoológico” (2011)
“Conta Comigo” (1986)
“De Repente 30” (2004)
“De Volta para o Futuro” (1985)
“Dirty Dance” (1987)
“Divertidamente” (2015)
“Driblando o Destino” (2002)
“Encanto” (2021)
“Estrelas Além do Tempo” (2016)
“Forrest Gump” (1994)
“Gente Grande” (2010)
“Grease” (1978)
“Green Book – O Guia” (2018)
“Harry e Sally - Feitos Um Para o Outro” (1989)
“Histórias Cruzadas” (2011)
“Hitch – Conselheiro Amoroso” (2005)
“Interestelar” (2014)
“Jamaica Abaixo de Zero” (1993)
“La La Land” (2016)
“Mamma Mia!” (2008)
“Melhor é Impossível” (1997)
“Miss Simpatia” (2000)
“Mulan” (1998)
“O Amor Não Tira Férias” (2006)
“O Diário de Bridget Jones” (2001)
“Karatê Kid” (1984)
“O Lado Bom da Vida” (2012)
“O Menino que Descobriu o Vento” (2019)
“O Mordomo da Casa Branca” (2013)
“O Show de Truman” (1998)
“Onde Vivem Os Monstros” (2009)
“Orgulho e Preconceito” (2005)
“Os Goonies” (1985)
“Os Miseráveis” (2012)
“Perdido em Marte” (2015)
“Procurando Dory” (2016)
“Rain Man” (1988)
“Se Enlouquecer, Não se Case” (2010)
“Sim Senhor” (2008)
"Splash – Uma Sereia em Minha Vida" (1984)
“The Breakfast Club” (1985)
“Toy Story” (1995)
“Três Vezes Amor” (2008)
“Um Sonho de Liberdade” (1994)
“Um Sonho Possível” (2009)
"Uma Babá Quase Perfeita” (1993)
“Up” (2009)
“Vestida Para Casar” (2008)
“Zootopia” (2016)
Os filmes oferecem uma fuga temporária da realidade. Mesmo quando terminam, você ainda pode sentir uma alta emocional e passar algum tempo refletindo sobre isso com amigos e entes queridos. Eles podem fazer você se sentir feliz, inspirado e dar uma sensação de pertencimento. Quando você precisa de um estímulo rápido, que melhor maneira de fazer isso do que sentar para assistir ao seu filme favorito? Mas vale ressaltar que isso não funciona como um tratamento para a depressão. Se seus sintomas estão afetando sua vida cotidiana, considere procurar um profissional de saúde mental para obter ajuda.
Veja também:
13 alimentos para evitar se você tem ansiedade ou depressão
Conheça alguns alimentos que ajudam a combater depressão e ansiedade
Setembro Amarelo: 5 filmes sobre suicídio para ver e discutir
Como filmes e séries podem ajudar jovens a lidar com a saúde mental?