Redação Publicado em 15/07/2022, às 16h00
Ter um impulso ou desejo repentino de fazer algo é uma característica que a maior parte das pessoas compartilha em algum momento da vida. No entanto, para aqueles com os chamados Transtornos de Controle de Impulso (TCI) é extremamente difícil ou impossível resistir.
Pessoas com TCI apresentam dificuldade em controlar determinadas emoções ou comportamentos. O quadro pode ser um ponto fundamental em distúrbios como bulimia e abuso de substâncias.
As pessoas que sofrem com esse tipo de transtorno podem ter a qualidade de vida afetada, mas existem formas de gerenciar os sintomas, de abordagens de terapia a antidepressivos e estabilizadores de humor.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) reconhece cinco tipos diferentes de transtorno de controle de impulso:
TOD é comumente um transtorno de comportamento infantil que inclui humor irritável, raivoso, vingativo e atitudes argumentativas/desafiadoras. Aqueles com essa condição acham difícil controlar emoções e comportamentos. Pessoas com o transtorno geralmente começam a apresentar sintomas entre os 5 e 10 anos, podendo desaparecer à medida que envelhecem.
Para receber o diagnóstico, a criança deve apresentar os sintomas por, pelo menos, seis meses, sendo que os sinais podem estar confinados a um ambiente (predominantemente em casa). Esses comportamentos ocorrem durante a interação com outra pessoa.
TEI é definido como a falta de capacidade para controlar impulsos agressivos, com explosões de raiva e violência, desproporcionais com a situação em questão. É comum que o indivíduo se sinta culpado, envergonhado e arrependido após a explosão.
Confira:
Esse transtorno é definido como uma violação persistente e repetitiva das principais normas sociais e dos direitos básicos. Alguns sintomas são: agressão a pessoas e a animais, destruição de propriedade, forçar outra pessoa a fazer algo, roubo e violações graves de regras.
Pessoas com essa condição tendem a ser conhecidas como rebeldes, desobedientes e agressivas, sendo mais propensas a Transtorno Hiperativo de Déficit de Atenção (TDAH), transtornos de humor e distúrbios do desenvolvimento.
Piromania é uma rara desordem de controle de impulso em que as pessoas ficam fascinadas pelo fogo, apresentando compulsão para incendiar as coisas. Essa é uma condição mais comum em adolescentes e adultos, acometendo com mais frequência os homens.
A cleptomania é definida como impulsos recorrentes para roubar objetos e tomar posse de coisas. Há uma tensão maior antes de cometer o roubo e alívio depois do ato. A condição pode apresentar-se em qualquer idade, afetando mais as mulheres.
Veja também: