Redação Publicado em 01/02/2023, às 09h00
Um estudo publicado este mês demonstra que o consumo de alimentos ricos em nitratos, como é o caso da beterraba, pode melhorar o desempenho na prática de exercícios.
Num experimento com participantes escolhidos aleatoriamente, os pesquisadores descobriram que a ingestão levou a um aumento de cerca de 7% na força muscular em relação ao placebo.
O estudo, publicado no Acta Physiologica Trusted Source, é de pesquisadores das universidades de Exeter, no Reino Unido, e de Queensland, na Austrália, e dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.
Os voluntários do estudo, dez homens saudáveis, tiveram músculos, plasma, saliva e urina avaliados antes da ingestão de uma suspensão de nitrato de potássio, e também uma hora depois, três horas depois, e após realizarem 60 contrações máximas dos extensores do joelho. Os cientistas utilizaram um rastreador de isótopo para analisar o metabolismo do nitrato.
Em comparação com aqueles que ingeriram o placebo, os indivíduos que consumiram a solução de nitrato apresentaram níveis elevados de nitratos em certos músculos do quadríceps, e esse aumento persistiu por algumas horas após a ingestão.
Os nitratos são compostos químicos de ocorrência natural que podem ser benéficos para a saúde porque estimulam a produção de óxido nítrico de que o corpo necessita.
O óxido nítrico desempenha um papel na regulação da pressão arterial, na produção de mitocôndrias (as chamadas usinas de força da célula), no transporte de cálcio, na redução do estresse oxidativo e na reparação do músculo esquelético.
O suco de beterraba é abundante em nitratos e pode reduzir a pressão arterial e melhorar o desempenho físico, conforme sugerido por pesquisas anteriores. Além disso, os nitratos também podem ser encontrados no aipo e na alface.
Embora o estudo não tenha investigado os benefícios do suco de beterraba, especialistas dizem que consumir suco de beterraba de 60 a 90 minutos antes do exercício é uma boa estratégia para melhorar o desempenho ao fazer exercícios.
Os nitratos podem se decompor em contato com a saliva para formar nitritos, que são compostos semelhantes, embora ligeiramente mais ativos do que os nitratos mais estáveis. Eles também promovem o óxido nítrico.
No entanto, os nitratos, quando expostos a altas temperaturas, também podem se transformar em nitrosaminas, que são cancerígenas. É mais provável que isso ocorra com nitratos presentes em alimentos como embutidos e carnes processadas.
O mecanismo por trás do aumento da força muscular ainda não foi totalmente explicado. Uma hipótese é que o músculo utilize nitrato para melhorar sua habilidade de contração. Ou isso ocorre porque o componente dietético aumenta a liberação de cálcio, que é necessário para as contrações musculares e para gerar o máximo de força.
Os pesquisadores dizem que são necessários mais estudos, que incluam também mulheres, mas eles acreditam que o consumo possa beneficiar atletas de alto desempenho ou pessoas mais velhas, cujos movimentos são afetados por doenças.
Ouça também: