Mulheres que ingerem alta quantidade de antioxidantes podem estar mais protegidas
Tatiana Pronin Publicado em 25/01/2024, às 18h00
Consumir alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar na prevenção de dores na coluna lombar, segundo um estudo recente, publicado no periódico BMC Public Health.
Antioxidantes são substâncias presentes em alimentos como frutas e vegetais, que ajudam a interromper um processo chamado oxidação, ou seja, a formação de radicais livres que podem causar danos às células. Assim, esses compostos ajudam a proteger as células de danos.
Os pesquisadores analisaram dados de estudos anteriores que apoiavam a ideia de que o estresse oxidativo pode piorar a dor lombar. Para investigar como isso poderia se parecer na aplicação prática, eles incluíram 17.682 participantes da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, nos EUA.
Os resultados mostraram que participantes do sexo feminino que ingeriam alto nível de antioxidantes tinham quase 12% menos probabilidade de experimentar dor lombar do que aqueles com a menor ingestão de antioxidantes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, só em 2020 foram estimados 619 milhões de casos de dor lombar em todo o mundo, sendo que problemas na coluna são uma das maiores causas de incapacidade.
Estresse financeiro constante pode afetar sua saúde física
Dores nas costas: confira maus hábitos que podem provocá-la
Aprenda a receita de suco antioxidante para combater os radicais livres
Dor lombar é sinal de hérnia de disco?