Redação Publicado em 22/06/2021, às 20h00
Falar sobre bem-estar, saúde e autocuidado nunca “sai de moda” e esses são temas comuns entre os usuários do Twitter no Brasil. Porém, com a chegada da pandemia e todo o contexto que ela proporcionou, parece que as pessoas estão expondo cada vez mais seus interesses por uma vida mais saudável.
Essas são informações reveladas por um levantamento feito pelo Twitter, em parceria com Black Swan Data e Crowd DNA, com o intuito de investigar as principais tendências culturais observadas nos últimos dois anos na plataforma no país.
Todas as informações fornecidas pelo estudo foram retiradas de uma análise com base em bilhões de tweets, organizados em mais de 300 mil tópicos de conversas.
Confira:
De acordo com o Twitter Trends Brasil, as conversas gerais sobre bem-estar cresceram quase 50% e as menções sobre autocuidado aumentaram 20% entre os usuários brasileiros. Além disso, os debates sobre saúde mental tiveram um crescimento de 39% na plataforma.
Por outro lado, postagens com hashtags relacionadas à estética, assim como enaltecendo apenas os benefícios físicos da prática de atividade física, apresentaram uma queda de mais de 60%.
Houve ainda um crescimento significativo, de aproximadamente 150%, em conversas sobre cuidados comunitários, nos quais assuntos como o uso do Sistema Único de Saúde (SUS) e igualdade de direitos no acesso à saúde foram mencionados diretamente.
Temas alternativos e mais abrangentes também foram contemplados pelo estudo. Debates sobre tratamentos como a acupuntura e homeopatia tiveram um impulso de 34% na plataforma brasileira.
Veja também: