Redação Publicado em 22/06/2021, às 18h00
Ouvir música enquanto corre pode ser a chave para melhorar o desempenho das pessoas quando elas se sentem mentalmente cansadas, indica um novo estudo da Universidade de Edimburgo (Reino Unido).
Os achados revelaram que a performance dos corredores que ouviram uma playlist autoselecionada, depois de completar uma tarefa que exigia muito da mente, estava no mesmo nível de quando eles não sentiam a fadiga mental.
Para a pesquisa, os pesquisadores usaram dois testes com objetivo de estudar como o ato de ouvir música afetaria a performance de 18 pessoas. Uma das análises observou os impactos na capacidade de corrida intervalada – alternância entre corrida de alta intensidade e de menor intensidade – com um grupo de praticantes de exercícios físicos.
A outra metade dos participantes era formada por corredores treinados e que foram submetidos a um teste de tempo de 5 km. Ambos os grupos completaram um teste cognitivo com duração de 30 minutos que os colocou em um estado de cansaço mental antes de completar os exercícios de alta intensidade e foram testados com e sem a presença da música.
Confira:
Todos os participantes foram auxiliados pelos pesquisadores na escolha de canções motivacionais por meio de um questionário que pedia a eles para avaliarem o ritmo, o estilo, a melodia, o som e a batida da música.
Alguns exemplos das músicas que foram escolhidas são: Everyday (A$ap Rocky); Addicted To You (Avicii); Run This Town (Jay-Z); Power (Kanye West); No One Knows (Queens of the Stone Age); and Eye of the Tiger (Survivor).
Além disso, durante o exercício, a frequência cardíaca e a classificação do esforço também foram medidas em vários pontos.
Os pesquisadores descobriram que a capacidade de execução da corrida intervalada entre os praticantes de exercícios físicos com fadiga mental era moderadamente maior com música em comparação com aqueles que não escutaram nenhuma canção durante a atividade - e era a mesma de quando os participantes não estavam mentalmente cansados.
Da mesma forma, os corredores apresentaram pequenas melhorias na comparação entre os que correram com música e sem música. Para os pesquisadores, esses efeitos positivos podem ter sido provocados devido à percepção alterada de esforço e à sensação de motivação ao ouvir uma canção.
Vale lembrar que o cansaço mental é uma ocorrência comum e pode impactar negativamente em muitas atividades diárias, incluindo exercícios. Assim, maneiras eficazes de reduzir esse impacto negativo são úteis.
De acordo com os autores, os resultados da pesquisa indicam, portanto, que ouvir música motivacional autoselecionada pode ser uma estratégia proveitosa para ajudar pessoas ativas a melhorarem sua capacidade de resistência e desempenho quando se sentem mentalmente fatigadas. Este impacto positivo pode ainda auxiliar a manter a qualidade e os benefícios que a prática de atividade física é capaz de proporcionar.
Veja também: