COVID-19: letalidade da doença em crianças está em queda

Apesar do recorde de óbitos diariamente, a população mais jovem registrou diminuição nas internações

Redação Publicado em 18/03/2021, às 09h43

Menor letalidade em crianças e jovens não dispensa as medidas de isolamento - Freepik

Um levantamento de dados realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mostrou que a  taxa de hospitalização e morte de crianças e jovens pela Covid-19, neste primeiro trimestre, está em queda, se comparada com 2020.

“É esperado que ao ocorrer aumento no número de casos de Covid-19, como o vivido neste momento no Brasil, este aumento seja observado em todos os grupos etários. Desta forma, registram-se mais casos, hospitalizações e mortes em números absolutos associados a esta nova situação epidemiológica nas diversas faixas de idade. Entretanto, não há nenhuma evidência, baseando-se na análise dos boletins epidemiológicos do MS, que mostre um perfil particularmente mais grave da doença em crianças e adolescentes em 2021. Na realidade, observamos fenômeno inverso, sendo verificada uma tendência de menor proporção de desfechos graves, como hospitalizações e mortes, além de menores taxas de letalidade nas crianças e adolescentes nos primeiros dois meses de 2021, em comparação ao observado no ano de 2020”, diz o documento oficial da SBP.

Confira o gráfico:

Recorde de óbitos na pandemia

Essa é uma notícia especialmente boa para o atual momento do Brasil, em que todos os dias batemos recordes de óbitos por conta do coronavírus. Apesar de já termos a vacina em mãos, o processo de vacinação ainda é lento e continua sendo focado apenas na população idosa.

Em contrapartida, o número de casos e óbitos aumenta diariamente e as medidas de restrição para tentar conter a doença continuam valendo. Por isso, apesar de a notícia trazer esperança, ainda é importante lembrar de usar máscara e manter o distanciamento social.

coronavírus pandemia jovens e crianças

Leia também

Solidão aumenta a vulnerabilidade na internet em tempos de pandemia


Engordei durante a pandemia e não consigo emagrecer, e agora?


Covid-19: perder o olfato pode afetar o sexo, segundo pesquisa


Covid-19 e imunidade: tomar sol ajuda ou atrapalha?