Doutor Jairo
Leia » Dúvida

Dá para romper o hímen com o dedo?

O hímen é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e considerado uma "marca de virgindade" - iStock
O hímen é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e considerado uma "marca de virgindade" - iStock

Redação Publicado em 19/09/2021, às 12h00

“Doutor, uma pessoa pode romper o hímen com o dedo?”

Depende. Se for muito afoito com os dedos dentro da vagina, eventualmente, pode acabar rompendo o hímen. Porém, isso não é comum e, normalmente, ele se rompe com a penetração na hora do sexo.     

Apesar de as chances existirem, se a pessoa se masturba com cuidado e conhece o próprio corpo, não há grandes riscos. 

O que é hímen?

O hímen é visto como uma “marca de virgindade” muito mais pela sociedade do que pelo ponto de vista biológico em si. Na realidade, ele é uma membrana elástica que reveste a abertura da vagina e, na maioria dos casos, não a cobre. Se fosse esse o caso, o hímen impediria que o sangue menstrual e outros tipos de secreção saíssem do corpo.  

Confira:

Então, dá para “perder a virgindade” na masturbação?

Em primeiro lugar é preciso definir o que é virgindade. Muita gente acha que isso tem a ver com a ruptura do hímen, uma questão anatômica. Já outras pessoas acreditam que o que importa é se houve uma relação sexual, isto é, o contato íntimo entre pessoas (mesmo sexo oral ou anal, por exemplo). 

Assim, se a questão da virgindade for atribuída ao hímen, é possível – como já falamos –rompê-lo durante a masturbação caso os dedos ou algum objeto sejam introduzidos com muita força dentro da vagina. 

Vale lembrar que nem toda mulher sangra ou sente dor quando o hímen é rompido. Embora o desconforto e o sangramento sejam comuns – e até encarados como prova de que a mulher perdeu a virgindade –, não é assim para todas. Algumas podem estar tão relaxadas e excitadas que não sentem incômodo algum, além de o tipo do hímen também influenciar a probabilidade de haver sangramento ou não.

Veja também: