Redação Publicado em 01/04/2022, às 11h00
Por mais estranho que possa parecer, o pênis pode mesmo quebrar. A lesão é conhecida como fratura peniana e causa dor, inchaço e deixa a região roxa. Nesse caso, o mais recomendável é procurar um médico para o tratamento adequado.
Não, o pênis não tem osso. Alguns animais até apresentam uma estrutura óssea na região do órgão reprodutor, mas não é o caso dos homens.
O tecido do pênis humano é esponjoso, porém, apesar disso, quando há uma ereção, ele fica muito rígido e toda estrutura rígida. Assim, quando submetida a uma situação de estresse físico, pode sofrer uma fratura.
Durante a relação sexual, existem algumas posições que podem envolver riscos maiores de fratura e isso é observado com um pouco mais de frequência em situações em que o homem está por baixo.
No momento da fratura a dor e o desconforto são tão grandes que o homem sai do estado de ereção. A lesão tende a apresentar um pouco de inchaço e edemas, mas quando o pênis retorna ao estado de flacidez, há uma redução da área da fratura.
Portanto, muitas vezes, ele não fica torto. O que pode acontecer é ficar com uma pequena deformidade por conta do inchaço. A recomendação é tentar colocar um pouco de gelo envolto num pano sobre o local para diminuir o edema. Se não melhorar, é importante procurar um médico para que ele avalie se é necessário algum procedimento, como drenar um pouco o sangue acumulado.
Algumas fraturas são rapidamente resolvidas e o indivíduo volta à vida sexual sem grandes problemas depois de alguns dias ou semanas. Já outros podem desenvolver uma fibrose na região da fratura e o pênis pode ficar um pouco torto. Portanto, se houver alguma fratura, é sempre bom contar com a avaliação de um médico para checar se está tudo certo.
Assista também: