Redação Publicado em 10/03/2022, às 17h00
A atividade física promove inúmeros benefícios para as mais diversas idades. Seja uma criança ou um idoso, certamente essa pessoa colherá bons resultados da prática de exercícios em curto e em longo prazo. Mas será que existe uma quantidade ideal de exercício físico para os pequenos?
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a resposta para essa pergunta depende da idade da criança:
No caso dos mais velhos, o ideal é incluir diferentes tipos de atividades durante a semana, como os exercícios aeróbicos, que aceleram os batimentos cardíacos e fortalecem os ossos, como caminhar, correr e andar de bicicleta, e aqueles que constroem músculos.
Lembre-se que existem atividades apropriadas para cada idade. Por exemplo, crianças menores geralmente fortalecem seus músculos quando fazem educação física, brincam em um ginásio ou sobem em árvores.
Os pequenos geralmente não precisam de programas formais de fortalecimento muscular, como o levantamento de pesos. À medida que envelhecem e se tornam adolescentes, podem começar a praticar a musculação.
Confira:
Em uma escala de zero a 10, em que sentar é um zero e o nível mais alto de atividade é o 10, o exercício moderado está entre cinco ou seis. Quando a criança faz alguma atividade nessa intensidade, seu coração baterá mais rápido e ela respirará muito mais forte do que quando está em repouso.
Já a atividade de intensidade vigorosa está em um nível entre sete ou oito. Nesse caso, o coração baterá muito mais rápido e a criança respirará muito mais forte do que o normal. Por exemplo, quando a criança está caminhando até a escola, ela está fazendo atividade aeróbica de intensidade moderada. Mas quando está no recreio correndo e brincando, provavelmente está fazendo atividade de intensidade vigorosa.
Segundo o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde com o principal objetivo de conscientizar sobre a importância de incorporar os exercícios físicos no dia a dia, são inúmeros os benefícios para crianças e jovens de 6 a 17 anos que se mantêm ativos:
Além disso, quando um jovem desenvolve o hábito de praticar atividades físicas, tem mais chances de manter a prática ao longo da vida e, consequentemente, viver melhor e de forma mais saudável.
Veja também: