Redação Publicado em 11/11/2021, às 18h30
O apoio emocional é um dos grandes benefícios de ter um relacionamento de qualquer natureza. Quando enfrentamos desafios na vida, por exemplo, é muito melhor ter alguma pessoa ao lado oferecendo um ombro amigo e validando nossos sentimentos. E isso é ainda mais importante em um envolvimento afetivo.
Porém, em algumas situações, o limite desse apoio pode ser ultrapassado, formando o que chamamos de dependência emocional. Em geral, em um relacionamento amoroso, os parceiros dependem um do outro até certo ponto. Mas, quando uma parte precisa que a outra atenda todas as suas necessidades emocionais, ela passa a ser dependente.
As relações interdependentes – consideradas o tipo mais saudável de relacionamento – são caracterizadas pelo equilíbrio entre o “eu” e o “outro”, reconhecendo que ambos estão trabalhando para estarem presentes e atenderem às necessidades da parceria, sem deixar de lado sua liberdade e individualidade.
Em contrapartida, a dependência emocional faz com que a pessoa veja a parceria como alguém que vai atender todas as suas necessidades emocionais. Em outras palavras, ela sente como se não pudesse viver sem o outro. Conheça os principais sinais:
A dependência emocional pode ter um impacto significativo nos relacionamentos afetivos, mas os efeitos também podem se estender para outras áreas da vida.
Problemas no relacionamento
Na maioria das vezes, a dependência emocional não abre caminho para relacionamentos saudáveis. Pessoas emocionalmente dependentes normalmente experimentam sentimentos de insegurança ou de dúvida, precisando da aprovação da parceria para se sentirem bem consigo mesmas.
Confira:
Perguntas como “Você me ama?” ou "Você não quer terminar, quer?" podem ser frequentes, assim como tentativas de controlar com o objetivo de segurar a relação. Mas, quando alguém se sente manipulado ou incapaz de fazer suas próprias escolhas, isso pode ser um motivo para terminar.
Estresse
A dependência também envolve frequentemente algum nível de sofrimento emocional. Preocupações constantes sobre o futuro do relacionamento e a reciprocidade dos sentimentos podem gerar ansiedade, estresse e desconforto.
Além disso, quando não estão juntos, a pessoa que sofre de dependência emocional pode experimentar altos níveis de estresse, capazes de afetar a forma como ela sente e expressa suas emoções, apresentando:
Falta de autocuidado
A dependência emocional pode fazer com que a pessoa deixe a si mesma de lado. Ou seja, o sofrimento emocional provocado por essa situação pode facilmente ocupar a maior parte do seu espaço mental.
Assim, o indivíduo deixa de fazer atividades que antes considerava agradáveis, bem como passar tempo com os amigos e a família – ambas são práticas de autocuidado e que permitem que a pessoa cuide das próprias necessidades emocionais.
Veja também: