Desânimo na escola e dependência digital: um pode levar ao outro

De acordo com pesquisa que avaliou 3.000 estudantes, uma coisa leva a outra, e ambas podem ser causa ou resultado de sintomas depressivos

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h39 - Atualizado às 23h54

-

 

O uso excessivo da internet ou de videogames contribui para o esgotamento mental dos jovens na escola. E este, por sua vez, pode levar à dependência digital, e ambos podem ser causa ou consequência de sintomas depressivos, segundo uma pesquisa realizada pela Academia da Finlândia, com mais de 3.000 jovens na faixa dos 13 e dos 17 anos de 51 escolas diferentes.

Também chamado de “burnout”, esse tipo de esgotamento é marcado pelo estresse e desânimo em relação ao colégio.  O termo também é utilizado para adultos que têm uma carga excessiva de trabalho e não recebem a devida recompensa, ou não se sentem realizados.

O trabalho mostra que o vício pela internet é mais comum em adolescentes que perderam o interesse e desenvolveram uma espécie de cinismo em relação à escola. Por outro lado, estes também pode ser sintomas de depressão, algo que aumenta à propensão à dependência digital. Ou seja, uma coisa pode levar à outra, segundo os pesquisadores.

A fase mais crítica para se combater esse ciclo vicioso, de acordo com os autores, é entre os 13 e 15 anos. E a ferramenta mais eficaz é incentivar o envolvimento dos alunos com a escola, com atividades que aumentem a motivação para aprender (o que até pode ser feito com ajuda da tecnologia, diga-se). Desafio que parece grande demais para boa parte dos professores brasileiros que, por sua vez, também estão estafados pela longa jornada de trabalho sem a devida recompensa.

comportamento saúde mental dependência estresse escola burnout esgotamento comportamento e tecnologia dependência digital início