Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Descubra 7 benefícios das sementes de abóbora e como consumi-las

Sementes cruas de abóbora são uma boa fonte de magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre - iStock
Sementes cruas de abóbora são uma boa fonte de magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre - iStock

Redação Publicado em 07/10/2021, às 12h00

Uma porção de 30 gramas (cerca de 1/4 de xícara) de sementes cruas de abóbora fornece cerca de 150 calorias, 15 gramas de gordura saudável, apenas alguns gramas de carboidratos e impressionantes 8 a 10 gramas de proteína vegetal. Elas também são privilegiadas em nutrientes e, assim, protegem a saúde. Aqui estão algumas das principais vantagens das sementes de abóbora e algumas maneiras simples de incorporá-las em suas refeições e lanches.

São ricas em magnésio e outros minerais

As sementes de abóbora crua são uma boa fonte de magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre. O magnésio ajuda a melhorar o humor e o sono, enquanto o manganês desempenha um papel na produção de colágeno e promove a saúde da pele e dos ossos. Ferro e cobre estão envolvidos na produção de energia, e o ferro também ajuda a transportar oxigênio para nossas células. O zinco auxilia na imunidade, na saúde da pele e na visão. Comer apenas uma porção de sementes de abóbora pode fornecer de 14% a 42% da meta diária desses nutrientes essenciais.

São ricas em antioxidantes

Além de minerais, essas sementes poderosas também contêm antioxidantes protetores das células, incluindo carotenoides e vitamina E. Além de reduzir a inflamação, os antioxidantes ajudam a evitar o envelhecimento prematuro e doenças crônicas.

Estão cheias de gorduras boas

As sementes de abóbora são uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3 à base de plantas, chamados de ácido alfalinolênico ou ALA. Apenas uma pequena fração do ALA é convertida nos importantes DHA e EPA ômega-3, que são encontrados em peixes gordurosos como o salmão. No entanto, os benefícios do ALA incluem proteção contra doenças cardíacas, risco reduzido de endurecimento das artérias, além de ser anti-inflamatório.

Ajudam a controlar o açúcar no sangue

Além de ter baixo teor de carboidratos e ser uma boa fonte de proteína vegetal, uma pesquisa sugere que comer sementes de abóbora ajuda a proteger contra o diabetes tipo 2 ou reduz suas complicações de outras maneiras, como melhorar a regulação da insulina e proteger os órgãos contra as consequências do diabetes.

Melhoram o sistema imunológico

Além do zinco e do ferro das sementes de abóbora, que são vitais para a função imunológica, possuem propriedades antifúngicas e antivirais. E não se preocupe, pois as sementes de abóbora também não são gatilho comum de alergias e intolerâncias.

Podem melhorar a qualidade do esperma

A pesquisa mostra que as sementes de abóbora e seu óleo ajudam a proteger a saúde da próstata. O teor de zinco das sementes também pode ajudar a fertilidade masculina, pois os baixos níveis de zinco têm sido associados à redução da qualidade do esperma.

O óleo dela pode beneficiar o crescimento do cabelo

Sim, até o óleo de semente de abóbora tem seus benefícios, como tratar a calvície de padrão masculino e promover o crescimento do cabelo. De acordo com um estudo de 2019 publicado no Avicenna Journal of Phytomedicine, os ácidos graxos, vitamina E e fitoestrogênios encontrados no óleo de semente de abóbora podem ajudar a impulsionar o crescimento do cabelo quando aplicados no couro cabeludo.

Como comer mais sementes de abóbora

Você pode polvilhar sementes de abóbora em quase tudo, de aveia, pela manhã ou à noite, a saladas verdes, vegetais cozidos ou salteados, sopas, pratos de grãos inteiros, tacos e, claro, sobremesas. A manteiga de semente de abóbora também pode ser batida em smoothies ou iogurtes, como cobertura de frutas ou usada como base para barras energéticas.

Fonte: Cynthia Sass – nutricionista e escritora/Health.com

Veja também: