Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Descubra quais são os 6 melhores alimentos para a saúde de sua vagina

A gordura monoinsaturada saudável do abacate ajuda a aumentar os níveis de hormônios associados à lubrificação vaginal - iStock
A gordura monoinsaturada saudável do abacate ajuda a aumentar os níveis de hormônios associados à lubrificação vaginal - iStock

Redação Publicado em 02/08/2022, às 12h00

Você conhece os melhores alimentos para comer que farão bem para várias partes do seu corpo: consome proteína magra quando precisa de mais energia, gorduras boas para cabelos, pele e unhas saudáveis e grãos integrais para saciá-lo e manter seu sistema imune funcionando sem problemas.

Mas quais alimentos são melhores para manter a saúde vaginal? Acredite ou não, o que você come realmente pode ajudar a manter suas partes íntimas em boa forma, aliviando cólicas, combatendo infecções e aliviando a secura.

Para a saúde da vagina, descubra, a seguir, o que alguns ginecologistas sugerem que você coma:

1-Iogurte natural

Lembra que na aula de química você aprendeu que o pH é a medida de quão básico ou ácido algo é? Assim como as medições de pH que você criou no laboratório, a vagina também tem um pH – e é ácido, entre 3,5 e 4,5 em uma escala de zero a 14. Tudo, do exercício ao estresse e ao sexo, pode alterar o pH da vagina, mas quando ela está com boa saúde, geralmente pode manter o equilíbrio do pH por conta própria.

"Não queremos que o pH vaginal flutue", disse Taraneh Shirazian, professora assistente de obstetrícia e ginecologia no NYU Langone Medical Center, à Health. Quando o pH vaginal muda, a vagina se torna um ambiente melhor para o crescimento de bactérias e outros organismos, levando a infecções fúngicas e especialmente vaginose bacteriana, uma infecção com coceira que também pode deixar você com um cheiro menos agradável ao sul da fronteira.

É aqui que entra o poder nutricional do iogurte. É um probiótico, o que significa que contém culturas de bactérias vivas. Variedades que contêm uma bactéria chamada Lactobacillus acidophilus podem ajudar a manter o pH da vagina na faixa ácida, reduzindo o risco de levedura e outros tipos de infecção. Os probióticos podem ajudar a manter o pH vaginal no mesmo nível, não importa o que mais esteja acontecendo.

2-Suco de cranberry concentrado

É muito comum ouvir falar que se deve beber muito líquido para prevenir ou aliviar uma infecção do trato urinário. Mas talvez valha a pena investir no suco de cranberry concentrado, sem abusar do açúcar, se você estiver propensa a esse tipo de infecção.

Há um ingrediente específico no cranberry - proantocianidinas ou PAC, um tipo de composto vegetal - que torna o revestimento da bexiga mais resistente à E. coli, bactéria ligada ao tipo mais comum de infecção do trato urinário. Há mais PAC na forma concentrada do suco, já que ele está mais próximo da fruta real. Os estudos científicos ainda deixam dúvidas, mas é possível que o suco concentrado aumente a probabilidade de eliminar bactérias antes que elas se reproduzam e comecem a desencadear sintomas como dor ao fazer xixi. 

3-Água

Manter-se bem hidratada ajuda a aumentar a energia e a circulação, e também traz benefícios positivos para as partes íntimas. Mulheres que sofrem de secura vaginal devem beber de seis a oito copos de 200 ml de água por dia. Assim como a desidratação pode fazer com que a pele do rosto ou das mãos fique ressecada, economizar água pode deixar a pele da vulva (as partes externas da genitália) seca ou com coceira. Coçar pode torná-la mais suscetível à infecção, então não arrisque e mantenha-se hidratada.

Além disso, beber água é uma maneira simples de ajudar a prevenir infecções do trato urinário. Todo esse líquido significa que você terá que fazer xixi – muitas vezes – o que ajuda a eliminar as bactérias antes que elas tenham a chance de criar uma infecção.

4-Gengibre

[Colocar ALT]
Estudos mostraram que o gengibre pode aliviar cólicas menstruais    -     iStock

Um estudo no Journal of Alternative and Complementary Medicine descobriu que o gengibre era tão eficaz quanto o ibuprofeno para aliviar cólicas dolorosas relacionadas à menstruação. No estudo, as mulheres tomaram 250 miligramas de gengibre em pó em forma de cápsula ou 400 miligramas de ibuprofeno, quatro vezes ao dia durante os primeiros três dias de suas menstruações.

Segundo Taraneh, o ibuprofeno se enquadra em uma classe de analgésicos chamados anti-inflamatórios não esteroides, ou AINEs, que, como o nome indica, combatem a inflamação, incluindo alguns que causam dores menstruais. O gengibre é bem conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, por isso pode funcionar para aliviar as cólicas de maneira semelhante.

Embora o estudo tenha se concentrado em cápsulas, não faz mal tentar adicionar gengibre fresco a frituras ou gengibre moído em sobremesas caseiras. Mesmo um lote de chá de gengibre é útil: adicione duas colheres de sopa de raiz de gengibre fresca à água e deixe em infusão por 15 minutos antes de coar.

5- Soja

Produtos de soja, como tofu e edamame, contêm isoflavonas que imitam o estrogênio. Embora isso não seja comprovado pela ciência, alguns especialistas sugerem que o estrogênio vegetal pode ter um efeito semelhante ao estrogênio que uma mulher produz naturalmente, aliviando a secura vaginal causada por alterações hormonais.

Quando você come soja, seu corpo a decompõe em alguns fitoestrogênios, que são "parte da cascata de produção de estrogênio", diz a médica. “Quando pensamos em adicionar estrogênio ao corpo de uma mulher, é para melhorar os sintomas que são dependentes de estrogênio, como a secura vaginal”, diz ela e, teoricamente, o estrogênio adicionado de produtos de soja também.

Mas isso não foi tão claro em estudos que examinam mulheres na pós-menopausa, que muitas vezes lidam com a secura vaginal. Algumas das pesquisas descobriram que a soja ajudou a minimizar as ondas de calor, a secura vaginal e outros sintomas da menopausa, enquanto outros estudos não encontraram nenhum benefício, diz a médica.

Você provavelmente teria que comer muita soja para obter algum efeito estrogênico real, mas há alguma preocupação de que comer muita soja possa ser problemático para algumas mulheres. Isso porque certas doenças, como alguns cânceres de mama, podem ser alimentadas pelo estrogênio. "Para mulheres com histórico pessoal ou familiar de câncer de mama, a soja não é uma das coisas mais inócuas a serem experimentadas", diz Taraneh.

6-Abacate

Uma vez chamado de "árvore dos testículos" pelos astecas, o abacate tem benefícios incríveis, além de tornar o café da manhã mais saboroso. Além de fornecer potássio, antioxidantes, fibras e uma variedade de nutrientes essenciais, a gordura monoinsaturada saudável do abacate demonstrou ajudar a aumentar os níveis de hormônios associados à lubrificação vaginal. O abacate também contém vitamina B6, que demonstrou aliviar os sintomas da TPM, como inchaço e fadiga, de acordo com o Journal of Alternative and Complementary Medicine.

Fonte: Health

Veja também: