Conheça estratégias que podem ajudar a enfrentar momentos estressantes e desafiadores
Redação Publicado em 10/10/2021, às 09h00
A pandemia trouxe novos momentos estressantes e desafiadores, mas isso não é algo exclusivo desse contexto: o estresse pode estar presente em vários momentos da vida.
Por isso, no Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, conheça algumas dicas para cuidar de si e aprender a enfrentar situações difíceis.
Corpo e mente estão conectados. Por isso, é importante mantê-los saudáveis. Veja como:
Mantenha contato com família e amigos como puder, seja através das redes sociais, e-mail, telefone ou, até mesmo, de cartas. Caso se conectar não seja possível, pense em uma memória que vocês compartilharam juntos.
Entender como você se sente é muito importante. Não ignore os seus sentimentos e escreva-os para compreendê-los melhor.
Tudo bem sentir o que você está sentido. Pressionar a si para sempre “estar feliz” ou produzindo pode fazer com que você se sinta pior. Tente acolher seus sentimentos falando para si frases como: "são tempos difíceis, é normal sentir chateação”.
Confira:
O corpo experimenta e reage a tudo o que sentimos. Você sempre tem dores de cabeça? Seus ombros, peito ou estômago às vezes se sentem tensos? Tente fechar os olhos e ouvir sua própria respiração. Observe como se sente em cada parte do seu corpo, desde sua cabeça até os dedos do pé, e perceba se está sentindo algum aperto, dor ou pressão. Estar ciente de onde você tem mais tensão pode ajudar a liberar essa sensação.
A respiração lenta é uma das maneiras mais eficazes de acalmar o corpo quando experimentamos sentimentos como medo, ansiedade, preocupação ou raiva. Feche os olhos, pense em um lugar calmo e siga as seguintes instruções:
Quando você está experimentando sentimentos difíceis, é importante encontrar maneiras saudáveis de cuidar de si. Tente se envolver em atividades saudáveis e evite irritar-se facilmente. Situações que podem levar ao estresse são: comer menos ou mais do que o habitual, alimentar-se de comidas não saudáveis, não dormir o suficiente, cortar contato com a família e amigos e recorrer a substâncias como drogas, álcool e tabaco.
Nem sempre é fácil lidar com estresse, preocupação ou tristeza sem ajuda. Por isso, conecte-se com qualquer pessoa em quem você confie para dizer sobre como está se sentindo. Muitas vezes, compartilhar os sentimentos já faz uma pessoa se sentir melhor.
Se as coisas estão muito difíceis e provocando pensamentos sobre se machucar ou que a vida não vale mais a pena, o melhor é procurar a ajuda de profissionais de saúde mental. Esses pensamentos não são incomuns e você não deve sentir vergonha se os estiver.
Embora nem todo dia seja bom, há algo de bom que pode ser encontrado todos os dias. Antes de dormir, pense em uma coisa – mesmo que seja pequena – da qual você sente gratidão. Esse hábito pode ajudar a ver que os momentos “ruins” são apenas uma parte mínima da vida.
Veja também:
Simone Biles e Naomi Osaka; o impacto da saúde mental no cotidiano
Conheça cinco tipos de autocuidado e os benefícios desses hábitos
Confira alguns alimentos que podem ajudar na saúde mental
Conversas sobre saúde mental cresceram 41% no Twitter durante a pandemia