Redação Publicado em 10/01/2022, às 14h00
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a diarreia dos viajantes é a doença mais comum relacionada com viagens. Os dados sugerem que ela pode afetar de 30% a 70% dos viajantes, dependendo do destino e da temporada.
Embora possa ocorrer tecnicamente em qualquer lugar do mundo, a diarreia dos viajantes é mais comum em destinos como Ásia, Oriente Médio, África, México e Américas do Sul e Central.
Em entrevista à Health, gastroenterologistas explicaram o que causa a diarreia dos viajantes, quais são os sintomas e a melhor forma de tratá-los para que você possa aproveitar ao máximo suas férias.
A diarreia do viajante é tecnicamente uma forma de diarreia aguda, quando as fezes ficam moles e aquosas de repente durante a viagem. Existem diferentes níveis de diarreia dos viajantes (leve, aguda e grave) e podem incluir os seguintes sintomas em várias gravidades:
Dependendo da causa exata da diarreia dos viajantes, os sintomas podem surgir dentro de algumas horas até em algumas semanas.
A causa mais comum são as bactérias, que podem ser responsáveis por cerca de 80% a 90% das doenças, seguidas por vírus intestinais, que podem ser responsáveis por 5% a 15% das doenças. Menos comumente, a diarreia dos viajantes é causada por parasitas (tecnicamente, patógenos protozoários), que geralmente são mais lentos para se manifestar.
Práticas inadequadas de higiene em restaurantes de destinos de férias são um grande fator de risco para a diarreia dos viajantes causada por bactérias, em grande parte devido ao abastecimento de água nas nações em desenvolvimento, onde a diarreia dos viajantes é mais comum.
De acordo com Christine Lee, uma gastroenterologista da Cleveland Clinic, "sistemas de esgoto que transbordam durante chuvas fortes [e] encanamentos mal dispostos" são fatores contribuintes.
Confira:
No entanto, é importante destacar que mesmo em países desenvolvidos, as pessoas podem pegar diarreia de viajantes por conta de técnicas inadequadas de preparação de alimentos e da falta de lavagem adequada das mãos.
Quando se trata das causas virais da diarreia dos viajantes, os navios de cruzeiro costumam estar na raiz do problema.
"Os navios de cruzeiro são conhecidos por dois vírus que se espalham especificamente como um incêndio", diz Rabia De Latour, gastroenterologista da NYU Langone. A causa viral mais comum de diarreia em viajantes é o norovírus, um vírus altamente contagioso que causa diarreia e vômitos.
Outro motivo para ter esse tipo de diarreia é a falta de costume com relação à comida ou à água do lugar para onde está viajando. "Podem haver diferentes bactérias probióticas que vivem na alface ou em outros alimentos com os quais você simplesmente não está acostumado", se for esse o caso, a diarreia é sobre a mudança no ambiente, não uma infecção, e deve desaparecer em alguns de dias, explica De Latour.
Viajar também pode ser estressante, especialmente em viagens internacionais. Portanto, se você está sentindo estresse e cansaço após um vôo de 12 horas, seu corpo pode responder com fezes soltas e aquosas. Novamente, a diarreia causada pelo estresse não é infecciosa e vai melhorar rapidamente.
O tratamento da diarreia dos viajantes depende da gravidade do caso. Em casos moderados a graves - e se você puder procurar tratamento médico - os médicos podem prescrever medicamentos.
Mas na maioria das vezes, o ideal é manter a hidratação, descansar bastante e comer refeições menores, que são mais suaves para o estômago. A Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA também sugere comer alimentos salgados (pretzels, biscoitos, sopa, bebidas esportivas) e alimentos ricos em potássio (bananas, batatas sem casca, sucos de frutas) para ajudar a se sentir melhor.
Via: Health
Assista também: