Redação Publicado em 06/10/2021, às 13h00
Se perguntarmos para as pessoas o que elas mais desejam, entre os pedidos, com certeza, estará dormir melhor. Seja por estresse, por falta de tempo (ou de planejamento dele) ou por ficar na cama olhando o notebook ou celular, as pessoas têm dormido menos do que é indicado: de sete a oito horas. E no dia seguinte a conta chega em forma de cansaço, mau-humor, irritabilidade ou falta de concentração.
Se dormir mal se tornar uma constante, problemas de saúde, com certeza, aparecerão ao longo da vida. Não acredita? Confira a seguir 13 situações para você refletir e passar a procurar um modo de ter uma noite de sono sem interrupções.
Não consegue se concentrar? É difícil fazer isso quando você não dorme bem. Você também terá problemas para aprender coisas novas. E, quando o fizer, precisará de um tempo de olhos fechados para se lembrar disso. Os médicos chamam isso de consolidação – o sono fortalece as ligações entre as células cerebrais que formam as memórias. É isso que torna o aprendizado permanente.
Motoristas com sono causam pelo menos 100.000 acidentes rodoviários por ano nos EUA, por exemplo. Cochilar ao volante não é o único problema. A falta de descanso pode levar a uma queda no que os médicos chamam de desempenho mental. Você está menos motivado, focado e feliz. E você não pensa com tanta clareza. Isso não se aplica apenas aos caminhoneiros. Um estudo mostrou que os hospitais poderiam reduzir os erros em mais de um terço se dessem aos médicos mais tempo para dormir.
Você fica um pouco irritado quando está com sono? Isso é normal. Apenas uma noite ruim já pode deixá-lo triste, estressado, com raiva e cansado. Se o problema persistir, você pode começar a se sentir pior em relação à sua vida. Você pode não querer sair com amigos e familiares. Com o tempo, isso pode levar a transtornos de humor, como depressão ou ansiedade. Uma rotina de sono melhor é a resposta. Fale com o seu médico se não conseguir ou se os seus sintomas atrapalharem a sua vida.
Dorme menos de seis horas por noite? É mais provável que você desenvolva doenças cardíacas. Os médicos não sabem ao certo como funciona, mas sabem que a falta de sono aumenta a pressão arterial, acelera o estresse e aumenta a adrenalina. E cada um deles pode afetar seu relógio interno.
É um golpe triplo. Se você não dormiu, é mais difícil lembrar das coisas. Você também precisa dormir para criar laços entre as células cerebrais que fortalecem sua memória de longo prazo. Finalmente, se sua mente está confusa por falta de descanso, é mais difícil “arquivar” as coisas que você deseja lembrar.
Quando você não dorme muito, principalmente se for menos de cinco horas por noite, seu corpo não usa a glicose, principal fonte de combustível, como deveria. Com o tempo, isso pode aumentar suas chances de contrair diabetes.
Não há mais tanta festa na cama? Talvez vocês precisem dormir um pouco mais. A falta de sono pode destruir seus níveis de testosterona. Isso pode fazer com que mulheres e homens se sintam menos brincalhões. Se você for mulher, apenas uma hora a mais de sono aumenta a probabilidade de você se divertir no dia seguinte.
Encurte o sono regularmente e sua pele pode enrugar e ficar flácida antes do esperado. Isso ocorre em parte porque seu corpo libera o hormônio do estresse cortisol quando você não dorme o suficiente. Isso pode quebrar o colágeno, uma substância que ajuda a manter a pele lisa.
Seu julgamento vai por água abaixo quando você não dormir o suficiente. As células cerebrais sobrecarregadas não conseguem organizar ou mesmo lembrar as coisas que você pensava que sabia. É difícil tomar uma decisão acertada porque você não pode confiar em sua opinião sobre um evento no momento em que ele acontece. Pode ser muito diferente se você estiver devidamente descansado.
Se você dormir menos de seis horas por noite, poderá ter mais gordura corporal. Você precisa de cerca de no mínimo oito horas de sono. Quando você dorme menos, seu corpo produz insulina em excesso. Isso pode levar ao ganho de peso. Também pode desequilibrar os hormônios da fome e fazer com que você anseie por alimentos ricos em gordura e açúcar.
É mais provável que você morra mais jovem se dormir menos de cinco horas por noite. É difícil descobrir todas as razões, mas está claro que os problemas de sono pioram alguns problemas de saúde. Da mesma forma, problemas de saúde também podem atrapalhar um bom sono. Quer viver mais? Durma mais.
E gripes também. É mais provável que você adoeça devido a uma infecção se não tiver dormido o suficiente. E você pode demorar mais para melhorar. Isso porque seu corpo não consegue produzir células e proteínas que combatem infecções, chamadas de anticorpos, que ajudam a protegê-lo de doenças. Algumas dessas proteínas são liberadas apenas durante o sono.
Sabe quando você adormece por uma fração de segundo e acorda de novo? A famosa “pescada”. Talvez você nem perceba que cochilou. Há um nome para isso: microssono. Você não pode controlar quando, ou se, isso acontecerá. Aliás, você pode nem perceber quando isso acontece. É mais provável quando você não dormiu, e geralmente dura de meio a 15 segundos. Isso pode não parecer muito, mas mesmo uma fração de segundo é muito se você estiver dirigindo um carro ou em uma reunião importante.
Depende da sua idade. Cada pessoa tem necessidades diferentes. Em geral:
Muitos de nós não conseguem dormir o suficiente. A maioria dos adultos afirma ter seis horas ou menos. Apenas um terço dos alunos registra as oito horas completas em uma noite em época escolar.
Siga uma rotina. Vá para a cama e acorde na mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana. Fique quieto e relaxado quando se aproximar a hora de dormir. Diminua as luzes brilhantes e azuis e não faça nada estressante. Ambos podem dificultar o adormecer. Pule as sonecas se tiver problemas na hora de dormir. Mova-se todos os dias. O exercício pesado parece funcionar melhor, mas qualquer tipo de atividade física ajuda. Tente manter o seu quarto fresco: o ideal este entre os 18 e os 20 graus.
Fonte: WebMD
Veja também: