Redação Publicado em 31/03/2022, às 11h00
Muito se fala sobre as condições para ter uma boa noite de sono: apagar as luzes, evitar tomar cafeína antes de ir para a cama, não mexer no celular ou assistir tv por muito tempo… enfim, são inúmeras as dicas. Mas, e em relação à cama, em si, você sabe o que fazer?
Lavar a fronha, por exemplo, é uma ótima maneira de manter a área de dormir limpa, mas não é a única coisa necessária. Isso porque mesmo uma fronha lavada regularmente não protege o travesseiro do acúmulo de sujeira e bactérias ao longo do tempo. Por isso, é importante lavar também o próprio travesseiro!
Uma pesquisa de 2021, por exemplo, mostrou que os travesseiros podem resistir à sujeira e aos ácaros de forma mais eficaz quando feitos de:
Enquanto algumas pessoas afirmam que travesseiros de penas e penugem abrigam grandes quantidades de sujeira e ácaros, pesquisas de 2021 descobriram que travesseiros de penas de ganso pareciam abrigar menos ácaros do que travesseiros feitos de lã.
De maneira geral, é indicado que se lave os travesseiros pelo menos uma vez ao ano. Só se atente ao fato de que alguns tipos de travesseiros podem ser lavados na máquina, mas outros precisam de cuidados mais especializados.
Na dúvida, procure pela etiqueta do travesseiro, que provavelmente terá a forma ideal de lavagem.
Assista também: