Doutor Jairo
Leia » Dúvida

É possível menstruar mesmo estando grávida?

Algumas razões para o sangramento na gravidez são infecções, aborto espontâneo e implantação da placenta - iStock
Algumas razões para o sangramento na gravidez são infecções, aborto espontâneo e implantação da placenta - iStock

Redação Publicado em 28/06/2022, às 14h00

Aos 21 anos, Klara Castanho causou revolta e comoção após revelar ter sido estuprada e ter engravidado. Porém, um ponto chamou a atenção de muita gente. Na carta aberta que a atriz compartilhou em suas redes sociais no último sábado (25), ela contou que permaneceu menstruando mesmo estando grávida. 

Fiz uma tomografia e, no meio dela, o exame foi interrompido às pressas. Fui informada que eu gerava um feto no meu útero. Sim, eu estava quase no término da gestação quando eu soube. Foi um choque. Meu mundo caiu. Meu ciclo menstrual estava normal, meu corpo também”, escreveu. 

Isso é realmente possível?

Não é incomum ver relatos de mulheres que dizem ter descoberto a gravidez quando a gestação já está avançada. Segundo elas, a menstruação continuou vindo todos os meses e por isso não desconfiavam de nada. 

Porém, quando uma mulher engravida, ela para de ovular e, logo, ela não menstrua. Mesmo que seja possível as mulheres experimentarem algum sangramento durante a gravidez, isso não acontecerá devido ao seu ciclo menstrual.

Então qual é a origem do sangramento?

Embora uma mulher não menstrue durante a gravidez, ela ainda pode ter algum tipo de sangramento. Isso não significa, necessariamente, um sinal de problema, mas é essencial entender as possíveis causas e saber quando falar com um médico.

O sangramento tende a ser mais comum durante o primeiro trimestre. Algumas manchas leves de sangue podem aparecer na calcinha à medida que a placenta se implanta no útero. A mulher também pode experimentar alterações nas células cervicais durante a gravidez, o que pode causar sangramento leve, especialmente depois de fazer sexo.

Confira:

Outras causas de sangramento no primeiro trimestre incluem:

  • Gravidez ectópica, que é uma emergência médica;
  • Infecção;
  • Aborto espontâneo ou perda de gravidez;
  • Hemorragia subcoriônica, também chamada de hematoma subcoriônico, quando ocorre sangramento entre a parede uterina e a placenta;
  • Doença trofoblástica gestacional (DTG), uma condição muito rara que pode simular a gravidez, causando um tumor que pode conter tecido fetal anormal.

Quando é hora de procurar ajuda médica?

As mulheres devem procurar atendimento médico de emergência para sangramento durante a gravidez se tiverem sintomas adicionais que incluem:

  • Dor e cólica;
  • Tontura ou desmaio;
  • Sangramento intenso ou coágulos de passagem;
  • Dor intensa no estômago e pélvis.

Sangramento vaginal e dor pélvica no início da gravidez podem ser um sinal de gravidez ectópica, especialmente se esses sintomas ocorrerem antes de um ultrassom inicial. Qualquer mulher que suspeite de uma gravidez ectópica deve consultar um médico o mais rápido possível.

Quais são os sinais de uma gravidez?

Muitas mulheres percebem a gestação antes mesmo de fazer o teste, apenas observando os sinais do corpo. Confira quais são os mais comuns:

Vale lembrar que a maioria desses sintomas só começa a ser sentida entre duas a três semanas após a fecundação.

Veja também: