Redação Publicado em 02/09/2021, às 10h00
O corpo feminino é cercado de mitos e tabus e, quando se fala das partes íntimas das mulheres, essas questões são ainda maiores. Uma das coisas que mais ouvimos falar, por exemplo, é que a vagina pode ficar “larga demais” para que o homem sinta prazer durante a relação e que mulheres “mais apertadas” seriam melhores. Mas será que isso existe mesmo?
Lauren Streicher, diretora médica do Centro de Medicina Sexual e Menopausa do Northwestern Memorial Hospital em Chicago, conversou com o site Health e explicou o assunto.
Segundo ela, qualquer vagina tem capacidade de ter elasticidade e, portanto, atingir o que seria um bom tamanho para que a relação sexual seja confortável; afinal, a cabeça de um bebê passa por ali!
Claro, existem mulheres que sentem dor durante o sexo, mas, segundo a médica, as causas para isso podem ser todas solucionáveis. Por isso, em vez de presumir que sua vagina está “muito apertada” e que não há nada que você possa fazer, é hora de resolver o que pode realmente estar fazendo você sentir dor, em vez de sentir prazer. Veja as quatro causas mais comuns:
Graças às mudanças hormonais ao longo da vida, o tecido vaginal pode ficar mais fino e ressecado, tornando o sexo um pouco mais desconfortável. “Embora a maioria das mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais fique bem, um pequeno subgrupo de mulheres desenvolverá um tecido vaginal fino e seco. O médico pode dizer que elas são jovens e que não há nada de errado, mas o que sentem é terrivelmente doloroso”, explica ela. A mesma situação pode ocorrer durante o período de climatério também.
Assim, se você suspeitar que sua dor é causada por um problema hormonal, conte ao seu ginecologista o que você está sentindo e peça que investigue. Corrigir o problema pode significar fazer um tipo diferente de anticoncepcional hormonal ou confiar em um creme de estrogênio vaginal para reconstruir a elasticidade do tecido vaginal.
A falta de lubrificação pode ser uma grande causadora de dor durante a penetração. E os motivos para isso são vários: desde remédios até falta de tempo nas preliminares.
O recomendado, nesse caso, é fazer uso de lubrificantes e, como sempre, procurar um médico caso não veja bons resultados.
Se você já teve alguma experiência negativa com sexo, a vagina pode estar condicionada a reagir, fechando-se durante a penetração. “Muitas vezes, é o fator medo”, explica Streicher. Para melhorar essa situação, a médica recomenda que as mulheres tirem o pênis da equação e pratiquem com um vibrador. “Isso pode ajudar a descobrir se o problema é o parceiro, o tamanho do pênis ou você”, diz ela.
Confira:
É mais raro, mas a dor pode ser resultado de um problema físico. Streicher conta que já tratou uma mulher que “não podia ter relações sexuais com o marido e foi informada pelo médico que o pênis dele era muito grande. Mas, na verdade, ela tinha um septo vaginal não detectado que teve de ser removido. Ela agora está bem”, explica a médica. (Um septo vaginal é uma parede de tecido dentro da vagina.) É por isso que a dor durante o sexo que não melhora com lubrificante extra ou preliminares precisa ser avaliada por um médico.
Assista também: