Redação Publicado em 04/12/2021, às 06h00
EPOC é uma sigla em inglês para Excess Postexercise Oxygen Consumption ou, em português, Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício. Refere-se, portanto, ao gasto de energia que passa a ocorrer no corpo decorrente da prática de alguma atividade física.
Que os exercícios físicos gastam calorias todo mundo já sabe. Porém, esse gasto calórico pode permanecer por até 48h após os treinos dependendo do exercício realizado. Isso porque o exercício gera um estresse no organismo, que busca formas de restabelecer seu equilíbrio. Depois do treino, esse processo continua por um tempo. Isso é o EPOC.
Esse efeito se dá em duas etapas: EPOC rápido e lento. O primeiro ocorre nos poucos minutos após o exercício e o segundo tem efeito prolongado, que pode durar horas. Esses dois efeitos somados resultam no excesso de oxigênio consumido pelo corpo, fazendo com que o metabolismo continue consumindo calorias acima da média.
De acordo com estudos, o efeito EPOC tende a ser mais duradouro depois de exercícios de alta intensidade e curta duração. Dessa forma, pessoas se exercitam em uma caminhada de uma hora, por exemplo, terão um efeito EPOC de menor duração do que pessoas que praticam treinos como o HIIT.
HIIT significa treinos intervalados de alta intensidade e é praticado com exercícios muito intensos (como sprints) seguidos de intervalos curtos para descanso. Exercícios de musculação ou de calistenia com intensidade elevada também mantêm o EPOC alto por mais tempo, de 12h a 48h após o exercício.
Assim, para maximizar o seu gasto calórico (e o EPOC), inclua em sua rotina treinos de alta intensidade, sempre, claro, com orientação de profissionais da educação física.
Em resumo, o HIIT consiste em realizar um exercício curto e intenso, com o organismo trabalhando próximo ao seu máximo, seguido de um intervalo para descanso. Veja como praticar clicando aqui.
A calistenia é um método de treino em que os exercícios não exigem pesos, halteres, aparelhos ou equipamentos, sendo praticados apenas com auxílio do peso corporal. Veja como praticar clicando aqui.
Existem inúmeras variações de abdominais, exercícios que fortalecem e definem os músculos da região, como os oblíquos, o reto e o transverso, e que podem ser praticados em alta intensidade. Veja como praticar clicando aqui.