A prática ajuda a combater o estresse e prestar mais atenção no que se come
Redação Publicado em 07/12/2021, às 14h00
O ganho de peso pode estar relacionado a diversos fatores: histórico familiar; dieta rica em alimentos ultraprocessados, açúcar e gordura; sedentarismo; estresse; alterações hormonais; entre outros.
No entanto, também existem muitas formas de combater o excesso de peso! Se você está tentando perder ou manter seu peso, experimente yoga. Há boas pesquisas de que o yoga pode ajudar a controlar o estresse, melhorar o humor e criar uma comunidade de apoio, ajudando na perda e manutenção de peso.
Confira:
O yoga também pode ajudar a queimar calorias, além de aumentar o tônus e a massa muscular, reduzindo a dor nas articulações, o que, por sua vez, permite que você se exercite mais e aumente suas atividades diárias. Esses são apenas alguns dos muitos benefícios da ioga.
Yoga é derivado da palavra sânscrita “yuj”, que significa unir corpo, mente e emoções. É uma prática mente-corpo holística que melhora muitas das causas do ganho de peso.
Algumas pessoas podem sentir estresse como dor física ou privação de sono, ou pode ser ainda psicológico e causar sentimentos de ansiedade e agitação. O estresse leva a uma alta do hormônio cortisol. O cortisol aumenta a gordura abdominal, diminui a massa muscular, causa desejos por alimentos ricos em gordura e açúcar e, portanto, pode levar à obesidade.
O yoga pode diminuir o estresse e os níveis de cortisol, melhorar o humor, diminuir a ansiedade e a depressão, melhorar o sono e as condições crônicas, como hipertensão e diabetes, reduzindo a necessidade de medicamentos que podem causar ganho de peso.
A prática, embora não seja um curativo para o excesso de peso, pode funcionar nas causas subjacentes.
A maioria de nós que anseia por sorvete depois das 21 h ou quer comer batata-frita todos os dias sabe que esses comportamentos prejudicam as chances de perder peso. Da mesma forma, todos sabemos que comer vegetais, grãos inteiros, proteínas magras, etc., é bom para nossa saúde e nosso peso. Embora esse conhecimento seja necessário, parece insuficiente para nos ajudar a manter nossos planos de alimentação saudável.
Felizmente, um dos benefícios do yoga é que a prática melhora a atenção sobre o próprio corpo e a percepção das sensações corporais. É por isso que o yoga é chamado de “meditação em movimento”.
Ao melhorar a atenção plena, o yoga diminui a alimentação motivada por estresse e fatores emocionais, e a compulsão alimentar. Esses hábitos sabotam nossos esforços para perder peso e podem causar uma espiral negativa de culpa e vergonha, que geralmente leva à desistência.
Um estudo publicado em 2015 mostrou que a prática de yoga leva a uma alimentação mais saudável, incluindo menor ingestão de gordura e aumento de vegetais e grãos inteiros.
Resumindo: o melhor plano de dieta é aquele que você pode seguir por um longo prazo e, ao melhorar a atenção plena, o yoga pode ajudá-lo a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Ir a uma academia pode ser intimidante e provocar a sensação de não pertencimento. Em contraste, a cultura do yoga incorpora bondade, apoio e autoaceitação.
Professores de yoga e praticantes avançados podem servir como modelos e inspirar os alunos mais novos a viver um estilo de vida mais saudável. Pesquisas mostram que as redes sociais influenciam os comportamentos que afetam o peso. A rede de yoga incentiva comportamentos positivos de saúde, e fazer parte dessa comunidade pode fazer uma diferença significativa para a perda de peso. Esse tipo de comunidade pode ser difícil de encontrar em outros tipos de exercícios.
Fonte: Harvard Health Publishing
Assista também:
5 exercícios de calistenia para os braços; veja como fazer!
Como treinar ombros em casa? Conheça 4 exercícios de calistenia
Yoga: conheça 5 benefícios da prática
Treino para o bumbum em casa! Conheça 4 exercícios de calistenia