Redação Publicado em 14/02/2022, às 12h00
É comum querer se tornar a melhor versão de si mesmo. Assim como os desejos de comer e beber, os seres humanos também experimentam uma necessidade fundamental de aprender, crescer e melhorar – o que os psicólogos chamam de auto-expansão.
Considere suas atividades favoritas. Coisas como ler um livro, passar tempo na Natureza, ser voluntário em uma nova organização, fazer uma aula, viajar, experimentar um novo restaurante, fazer exercícios ou assistir a um documentário, tudo isso expande a pessoa que você é. Essas experiências agregam novos conhecimentos, habilidades, perspectivas e identidades. Quando quem você é como pessoa se expande, você aprimora sua competência e habilidades e aumenta sua capacidade de enfrentar novos desafios e atingir novos objetivos.
Claro, você pode alcançar a auto-expansão por conta própria, experimentando atividades novas e interessantes, aprendendo outras coisas ou trabalhando em uma habilidade. Pesquisas confirmam que esses tipos de atividades ajudam os indivíduos a se expandirem, o que os encoraja a se esforçar mais em tarefas desafiadoras subsequentes.
No entanto, curiosamente, os relacionamentos românticos também podem ser uma fonte importante de crescimento para as pessoas!
Apaixonar-se é bom e passar tempo com um parceiro romântico é agradável, mas os benefícios do amor são ainda mais profundos. As pessoas tendem a valorizar os parceiros que as ajudam a se tornar uma versão melhor de si mesmas.
Uma maneira de otimizar o crescimento pessoal em seu relacionamento é compartilhar os interesses e habilidades únicas de seu parceiro. Quando o “eu” se torna “nós”, os parceiros misturam seus autoconceitos e incluem o outro no eu. Essa fusão incentiva os parceiros a assumir as características, peculiaridades, interesses e habilidades um do outro até certo ponto. Os parceiros românticos inevitavelmente têm diferentes experiências de vida, bases de conhecimento, perspectivas e habilidades. Cada área é uma oportunidade de crescimento.
Confira:
Por exemplo, se seu parceiro tem um senso de humor melhor do que você, com o tempo, o seu provavelmente melhorará. Se ele tiver um olho para o design de interiores, sua capacidade de montar uma sala evoluirá. As diferentes visões de um parceiro sobre mudanças climáticas, política ou religião lhe proporcionarão novas perspectivas e uma compreensão mais profunda desses tópicos. Seu relacionamento ajuda você a se tornar uma pessoa melhor.
Isso não quer dizer que os indivíduos devam tentar se fundir completamente, correndo o risco de se perder. Em vez disso, cada pessoa pode manter sua própria identidade enquanto a aumenta com elementos desejáveis de seu parceiro.
A ciência deixa bem claro que casais com mais auto-expansão têm melhores relacionamentos. Especificamente, as pessoas que relatam mais auto-expansão em seu relacionamento também relatam maior paixão, satisfação no relacionamento e compromisso. Tudo isso também está associado a mais afeto físico, maior desejo sexual, menos conflito e casais mais felizes com sua vida sexual.
Como a auto-expansão é tão crítica, quando os relacionamentos em expansão terminam, os participantes descrevem a sensação de que perderam uma parte de si mesmos. É importante ressaltar que, quando relacionamentos menos expansivos se rompem, os indivíduos experimentam emoções positivas e crescimento.
Quando um relacionamento fornece expansão insuficiente, pode parecer que está preso em uma rotina. Esse mal-estar estagnado tem consequências. A pesquisa descobriu que os casais que em algum momento indicaram mais tédio em seu relacionamento atual também relataram menos satisfação conjugal nove anos depois. A auto-expansão insuficiente do relacionamento também incentiva as pessoas a ter um olhar mais errante e a prestar mais atenção a parceiros alternativos, aumenta a suscetibilidade a trair o parceiro, diminui o desejo sexual e aumenta a probabilidade de separação.
Via: The Conversation
Assista também: