Silenciar suas notificações e ignorar seu e-mails de trabalho ao chegar em casa ou terminar seu expediente podem fazer bem para a sua carreira como líder, de acordo com uma nova pesquisa.
Gerentes que se desconectam de seus empregos quando estão em casa tendem a se sentir mais revigorados no dia seguinte, identificados como líderes eficientes e conseguem ajudarar mais seus funcionários a manterem o foco, quando comparados a quem passa suas horas de folga envolvido com o trabalho.
O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode ser chave para ter mais sucesso em cargos de liderança, concluíram pesquisadores das universidades da Flórida, do Estado da Flórida e do Arizona. Os resultados estão no periódico Journal of Applied Psychology.
“A mensagem simples deste estudo é que, se você quer ser um líder eficente, deixe o trabalho no trabalho”, afirmou Klodiana Lanaj, professora que liderou a pesquisa. Segundo ela, os resultados indicam que o conselho é ainda mais importante para líderes com pouca experiência: eles parecem se beneficiar ainda mais com o descanso total fora do expediente.
A equipe entrevistou gerentes e seus funcionários em diversas empresas norte-americanas no período de 2019 a 2022. Os pesquisadores avaliaram a capacidade dos líderes de se desconectar do trabalho quando estavam em casa na noite anterior e seu nível de energia e desempenho na liderança pela manhã no trabalho. Os funcionários também avaliaram a capacidade de seus chefes de liderar a equipe. Veja o que os resultados mostraram:
O que descobrimos é que nas noites em que os líderes conseguiam se desligar completamente e não pensar no trabalho, eles ficavam mais energizados no dia seguinte e se sentiam mais conectados com sua função de liderança no trabalho. Nesses mesmos dias, seus funcionários relataram que esses líderes eram mais eficazes em motivá-los e orientar seu trabalho”.
“Mas nas noites em que os líderes relatavam que estavam pensando nos aspectos negativos do trabalho, eles não conseguiam recuperar a energia pela manhã”, disse Lanaj. “Eles se viam como menos parecidos com líderes e não eram tão eficazes quando avaliados por seus funcionários.”
Então, como os líderes – e as empresas – podem promover esse tipo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional para formar líderes eficazes? “Minha esperança é que este estudo forneça aos gerentes dados para apoiar sua decisão de estar presentes em casa e se desconectar do trabalho”, comentou Lanaj.
Embora o estudo não tenha perguntado aos gerentes como eles relaxavam em casa, outras pesquisas apontam maneiras eficazes de se desligar:
- fazer exercícios ou praticar esportes;
- socializar com amigos;
- passar um tempo de qualidade com a família;
- se envolver com programas de TV, livros ou hobbies.
Vale destacar que o que ajuda uma pessoa a deixar o trabalho no escritório pode não funcionar para outra. A chave, segundo os pesquisadores, é encontrar métodos que permitam o máximo de relaxamento possível.
E as empresas que desejam o melhor de seus líderes no trabalho devem ajudá-los a recarregar as energias em casa. Reduzir o envio de e-mails fora do expediente e as expectativas de trabalho nos plantões é uma maneira de fazer isso.
A tecnologia alimenta muito esse trabalho fora do expediente, mas também pode oferecer uma solução. Você pode configurar seu telefone para desativar as notificações após uma determinada hora ou deixar o celular de trabalho (se tiver um) desligado.
Veja também:
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin