Redação Publicado em 08/03/2021, às 20h04
Pessoas que foram totalmente vacinadas contra a Covid-19 já podem tirar a máscara ao se encontrarem em um ambiente fechado, como a casa de uma delas, de acordo com as novas orientações do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), nos EUA, divulgadas nesta segunda-feira (8).
O comunicado informa que norte-americanos totalmente imunizados também já podem visitar indivíduos de baixo risco que não tenham recebido a vacina. Além disso, caso indivíduos vacinados descubram terem sido expostos ao Covid-19, eles não terão que fazer quarentena ou teste para a doença.
“Sabemos que as pessoas querem ser vacinadas para que possam voltar a fazer as coisas de que gostam com as pessoas que amam”, disse a diretora do CDC Rochelle Walensky, diretora.
Mas ela alerta que tirar a máscara só é permitido em locais privados: "Todos - mesmo aqueles que foram vacinados - devem continuar com todas as estratégias de mitigação quando estiverem em ambientes públicos", acrescentou. Isso envolve usar máscara, evitar aglomerações e viagens desnecessárias. Isso porque, embora as vacinas tenham se mostrado eficazes para evitar as formas graves da doença, é possível que uma pessoa imunizada ainda possa transmitir o vírus para outras pessoas. Estudos sobre isso ainda estão em andamento.
O CDC considera que um cidadão está "totalmente vacinado” apenas duas semanas após a dose final do imunizante. No caso das vacinas desenvolvidas pela Moderna e pela Pfizer-BioNTech, que estão autorizadas para uso emergencial desde dezembro nos EUA, isso significa duas semanas após a segunda dose. Já a vacina da Johnson & Johnson, recentemente autorizada, tem apenas única dose, portanto basta aguardar 14 dias após a injeção.
Aproximadamente 31 milhões de americanos, ou 9,2% da população, estão totalmente vacinados, de acordo com Walensky. E esse número deve aumentar em breve: o país tem administrado mais de 2 milhões de doses de vacina por dia, em média, e o presidente Joe Biden prometeu na semana passada que haveria suprimento suficiente para vacinar qualquer adulto que desejasse uma vacina até o final de maio.
Apesar de esclarecer que o uso de máscaras deve ser mantido em locais públicos, e que as aglomerações devam ser evitadas, alguns estados, como Texas e Mississippi, decidiram suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras e várias outras regras ligadas à Covid-19.