Redação Publicado em 13/09/2021, às 15h30
“Doutor, tem uma idade adequada para fazer a operação de fimose?”
Não. Nesse caso, é preciso conversar com um médico que irá avaliar se o paciente precisa realmente passar por um procedimento cirúrgico. Assim, não há uma idade determinada para realizar a operação. Mas, quanto antes fizer a cirurgia, melhor.
Primeiramente, é importante destacar que há uma diferença entre a fimose e o prepúcio, que é a pele que recobre a glande (cabeça do pênis). Quando não há estreitamento, o orifício do prepúcio permite que a glande entre e saia sem problemas, sendo esse o cenário normal.
Quando há uma espécie de um anel fibroso, que gera um estreitamento muito grande do prepúcio, a glande acaba não sendo exteriorizada e essa situação ganha o nome de fimose. No geral, ela é caracterizada como o excesso de pele que recobre o pênis, dificultando a exposição da glande e, consequentemente, uma higiene adequada, favorecendo infecções e podendo até causar dor e desconforto na relação sexual.
Essa é uma condição comum em grande parte dos meninos e que tende a desaparecer por volta dos três ou quatro anos de idade. Quando isso não acontece – e os medicamentos e os exercícios não funcionam – o médico entra em ação.
Confira:
Inicialmente, a necessidade de um procedimento cirúrgico pode causar preocupação, entretanto, a cirurgia de fimose é simples e benéfica. Confira alguns benefícios:
Veja também: