Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h43 - Atualizado às 23h54
Você fica mais feliz depois de comprar um celular novo ou quando consegue ir a um restaurante bacana ou para a praia? Um estudo sugere que as pessoas sentem mais gratidão após vivenciar experiências do que depois de comprar algo.
A conclusão é de psicólogos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, e foi publicada na revista científica Emotion.
A primeira parte da pesquisa contou com 95 pessoas entrevistas pela internet. Do total, 63% relataram gratidão após comprar viagens, passeios ou jantares, enquanto 37% apresentaram a sensação depois de adquirir móveis ou roupas. Em um segundo teste semelhante, com outras 300 pessoas, a tendência se repetiu.
A terceira parte do estudo consistiu na análise de 1.200 comentários publicados em sites de compras on-line. Mais uma vez, a sensação esteve mais presente nas opiniões sobre hotéis e restaurantes do que nas revisões de bens materiais.
Os pesquisadores ainda perceberam que a gratidão após vivenciar experiências afetou o comportamento dos consumidores. Nos testes aplicados, eles demonstraram mais generosidade em relação aos outros depois do investimento. Ou seja: quando você faz uma viagem bacana, quem convive com você também é afetado positivamente.