Ginecologista explica benefícios e dá dicas de como praticar exercícios durante o período
Redação Publicado em 25/05/2021, às 16h43
Quando o assunto é menstruação existem inúmeros mitos e tabus que costumam impedir a mulher de levar uma vida normal. Entre eles está a ideia de que fazer atividade física durante esse período pode ser prejudicial.
De acordo com a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, não há nenhum problema em se exercitar nesse momento! E, ao contrário do que dizem por aí, há até benefícios.
A especialista diz que, durante a menstruação, muitas mulheres costumam sentir mais cansaço, ficam indispostas e ainda percebem uma diminuição drástica no ritmo do treino, mas isso é normal e fisiológico por conta da diminuição do estrógeno. Muitas ainda apresentam retenção de líquido e inchaço, além de sentirem uma irritação incomum, mas isso faz parte do quadro.
Por isso, o mais importante é escutar o corpo: se algumas mulheres percebem que o rendimento cai muito, têm desânimo acentuado e uma cólica muito intensa, a indicação é de um treino suave, como uma caminhada. “O mais importante é se respeitar”, conclui a ginecologista.
Veja também:
É normal ter corrimento mesmo após a menopausa?
Luva para trocar absorvente: afinal, sangue menstrual é sujo?
Injeção trimestral: depois de parar, quanto tempo demora para menstruar?
Pílula do dia seguinte atrasa ou antecipa a menstruação?