Redação Publicado em 03/01/2022, às 13h00
Sabia que o fígado é o segundo maior órgão – perdendo apenas para a pele – e a maior glândula do corpo humano? Pesa em torno de 1.300 a 1.500 gramas nos homens, menos nas mulheres. Sem ele, é impossível viver. Uma curiosidade: a capacidade incrível que ele tem de se regenerar, por isso, pode ser doado “em vida”. Tanto que doador e receptor verão os fígados de ambos crescerem em semanas após o transplante. Sendo assim, saiba como tratar esse órgão com toda a importância que ele merece. Confira abaixo quais alimentos consumir e quais evitar:
Alimentos com muitas fibras podem ajudar o fígado a funcionar da melhor forma. Quer um que seja uma ótima maneira de começar o dia? Experimente farinha de aveia. Pesquisas mostram que ela pode ajudar a eliminar alguns quilos extras e gordura da barriga, o que é uma boa alternativa para evitar doenças hepáticas.
Batatas fritas e hambúrgueres são uma escolha ruim para manter o fígado saudável. Coma muitos alimentos com alto teor de gordura saturada e isso pode dificultar o trabalho desse órgão. Com o tempo, pode causar inflamação, que, por sua vez, pode levar à cirrose. Portanto, da próxima vez que você estiver na fila do drive-thru, pense em pedir uma opção mais saudável.
Adicione muitos vegetais à sua dieta se quiser manter o seu fígado saudável. Brócolis pode fazer parte dessa estratégia. Alguns estudos sugerem ele pode ajudar a proteger de doenças hepáticas gordurosas não-alcoólicas. Se o brócolis cozido no vapor soar um pouco sem graça, desfie-o em uma salada e misture-o com outros vegetais e um vinagrete picante. Também é delicioso torrado com alho e um pouco de vinagre balsâmico.
Se você não conseguir passar o dia sem ele, ficará feliz em saber que essa bebida pode trazer alguns benefícios para o seu fígado. Estudos mostram que tomar de duas a três xícaras por dia pode proteger seu fígado de danos causados por muito álcool ou uma dieta não saudável. Algumas pesquisas sugerem que pode diminuir o risco de câncer de fígado.
Muito doce pode causar danos ao fígado. Isso porque parte de sua função é converter o açúcar em gordura. Se você exagerar, seu fígado engorda demais e, em longo prazo, você pode contrair doenças, como a do fígado gorduroso. A gordura no fígado, ou esteatose hepática, é uma das doenças mais frequentes na atualidade. Estima-se que sua prevalência seja de 20% a 30% da população mundial. Portanto, faça um favor ao seu fígado e torne os doces (incluindo bebidas) um deleite ocasional.
Esse chá está repleto de um tipo de antioxidante chamado catequina. Pesquisas sugerem que pode proteger contra algumas formas de câncer, incluindo de fígado. Você obterá mais catequinas se preparar o chá e beber quente. O chá gelado e o chá verde prontos para beber têm níveis muito mais baixos do antioxidante.
Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo fígado é manter um peso saudável. Adquira o hábito de beber água em vez de bebidas adocicadas, como refrigerantes ou bebidas isotônicas. Você ficaria surpreso com a quantidade de calorias que economizaria a cada dia.
Nozes – em especial – são boas fontes de vitamina E, nutriente que pesquisas sugerem que pode ajudar a proteger contra a doença do fígado gorduroso. Amêndoas também fazem bem ao coração, então pegue um punhado da próxima vez que tiver vontade de lanchar. Ou experimente-as em saladas, onde dão um toque crocante.
As folhas verdes têm um poderoso antioxidante chamado glutationa, que pode ajudar a manter o funcionamento correto do fígado. E o espinafre não poderia ser mais fácil de preparar. É uma excelente base para uma salada de jantar, e também é delicioso refogado com alho e azeite. Quando murchar, cubra com uma camada de parmesão fresco.
Eles contêm nutrientes chamados polifenóis que podem ajudar a proteger contra a doença hepática gordurosa não-alcoólica, que muitas vezes acompanha a obesidade e o colesterol alto. Se mirtilos não são sua praia, confira outros alimentos ricos em polifenóis: chocolate amargo, azeitonas e ameixas.
Beber muito pode causar estragos em seu fígado. Com o tempo, pode causar cirrose. Até mesmo o consumo excessivo de álcool ocasional – quatro drinques em um dia para mulheres e cinco para homens – também pode ser prejudicial. O melhor é evitar, mas, se não conseguir, tente se limitar a uma bebida por dia, se for mulher, ou duas por dia, se for homem.
Quer proteger seu fígado e seu coração ao mesmo tempo? Polvilhe os pratos com um pouco de orégano, sálvia ou alecrim. Eles são uma boa fonte de polifenóis saudáveis. Um benefício extra: eles ajudam a reduzir o sal em muitas receitas. Canela, curry em pó e cominho também são bons para experimentar.
Da próxima vez que você sentir “o chamado da máquina de venda automática”, busque um lanche saudável. O problema com batatas fritas e produtos prontos é que geralmente são carregados com açúcar, sal e gordura. Cortá-los é um ajuste de dieta relativamente fácil com um pouco de planejamento. Uma boa estratégia: leve um estoque de lanches saudáveis com você para o trabalho, por exemplo. Experimente uma maçã, minicenouras ou uma porção de castanhas ou amêndoas.
Fonte: WebMD
Veja também: