Gengivas: você está cuidando bem delas?

A higiene nesta região precisa ser feita com muito cuidado para não machucar

Cármen Guaresemin Publicado em 23/02/2022, às 10h00

O uso do fio dental todos os dias é imprescindível para uma boa saúde bucal - iStock

A grande maioria das pessoas acha que saúde bucal se resume apenas aos dentes. Mas não é assim: gengiva, língua, lábios, a parte interna das bochechas, além dos dentes, formam a saúde bucal. A dentista Bruna Conde alerta sobre a importância do cuidado regular com o todo.

Bruna explica que, em relação às gengivas, o descuido pode trazer complicações e causar até mesmo dores de cabeça, o que ocorre porque os nervos e articulações da face compartilham da mesma estrutura muscular. Por essa razão, a tensão nos músculos e na estrutura óssea espalha qualquer situação em várias regiões do rosto. Ou seja, a dor, mesmo quando oriunda da parte óssea nos dentes, pode se espalhar pelo rosto, trazendo a sensação de dor de cabeça. Quando tais danos não são tratados, é comum que os sintomas se espalhem cada vez mais. A higiene nessa região precisa ser feita com muito cuidado para não machucar, mas sempre eliminando quaisquer resíduos de alimentos presentes.

Gengivas com sensibilidade, vermelhidão, que apresentam inchaço na escovação ou sangramento são sinais de problema gengival” explica a dentista. “Essa inflamação ocorre pelo acúmulo de placa bacteriana, um dos principais problemas ocasionados pela falta de cuidados com a gengiva, que podem causar gengivite, mau hálito, periodontite, problemas no suporte dos dentes e tártaro”, completa.

A periodontite (ou doença periodontal), por exemplo, é uma infecção bacteriana dos tecidos especializados, ligamentos e ossos que rodeiam e apoiam os dentes. É uma doença altamente prejudicial à saúde bucal. Ela ocorre quando bactérias nocivas, restos de alimentos e açúcar se acomulam nos dentes e gengivas, produzindo a placa dental, que se desenvolve e pode levar a inflamações, inchachos e sangramentos na gengivas.

"Se a periodontite não for tratada, ela se agrava e atinge os tecidos das gengivas, o osso por dentro delas e o ligamento periodontal, que juntos formam a área chamada de periodonto. Essa região é essencial para a saúde de todo o organismo, e também pode ser vulnerável a males que podem gerar consequências graves. A periodontite afeta os tecidos que oferecem proteção e suporte para os dentes que, nesses casos, podem cair e o tecido mole sob eles ficarem danificados, tornando-se um problema irreversível. Essa é a fase mais grave da doença, pode acometer pessoas de todas as idades, porém adultos são os mais atingidos", alerta Bruna.

A seguir, a cirurgiã dentista e especialista em saúde bucal compartilha algumas dicas de higiene diária para ajudar a evitar inflamações, mau hálito e outros problemas desagradáveis que podem surgir:

Manter uma rotina de escovação é essencial

É recomendável escovar os dentes sempre depois das principais refeições e, se possível, fazer uma higienização depois dos lanchinhos, doces e refrigerantes que, aliás, devem ser consumidos com moderação. O segredo de uma boa escovação é não ter pressa nem fazer força. Os movimentos devem ser circulares e curtos. Uma dica é passar a língua nos dentes e sentir se estão lisos. Dentes ásperos podem ter resíduos ou assinalar problemas bucais.

Fio dental

Deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia, antes de dormir. Seu uso é indispensável para o cuidado com a gengiva, pois remove restos de alimento e resíduos que não são visíveis ou limpos com a escova. O uso diário não só é recomendável, é imprescindível. Outra dica é não exagerar no antisséptico bucal, não usá-lo todos os dias e evitar os que contêm álcool.

Massagear a gengiva

Pode ser muito benéfico, pois auxilia a remover prováveis resíduos e prevenir possíveis inflamações. Porém, tome cuidado caso a região gengival apresente sangramentos frequentes. Geralmente, o acúmulo de bactérias aumenta o risco de sangramento e a escovação não será suficiente; é necessário fazer uma visita ao dentista especialista em periodontia.

Por ser fibrosa, a maçã auxilia na limpeza dos dentes e estimula o fluxo de saliva na boca - iStock

Frutas fibrosas

Também podem ser grandes auxiliares para manter a boca saudável. A maçã, por exemplo, é um superalimento quando o assunto é saúde bucal.

Por ser fibrosa, auxilia na limpeza a cada mordida, estimulando o fluxo de saliva na boca e participando na neutralização do pH dessa região. Isso ajuda na prevenção de doenças da gengiva e evita o surgimento de cáries. As fibras alimentares, de uma forma geral, auxiliam não só no processo de prevenção de doenças gengivais e cáries, mas também contribuem para a saúde do corpo como um todo.

Doces

Uma atenção que se faz necessária, explica a dentista, é que após a ingestão de doces e carboidratos, é recomendado que se espere 30 minutos para escovar os dentes. Esse é o tempo até que o pH bucal seja neutralizado e a limpeza seja mais eficaz.

Uma limpeza adequada, cuidados e higiene bucal frequentes representam menos chances de proliferação de bactérias. É uma combinação que só traz bons resultados”, finaliza a dentista.

Fonte: Bruna Conde é pós-graduada pela Universidade Estácio de Sá (RJ); especialista em Periodontia, Cirurgia Plástica Periodontal e Peri-implantar pela Odontoclínica Central do Exército - OCEx e São Leopoldo Mandic, de Campinas.

Veja também:

saúde saúde bucal inflamação

Leia também

Melhores e piores alimentos para ter um sorriso saudável


Mau hálito: 10 causas que você talvez não conheça


Como evitar o mau hálito? Jairo Bouer dá algumas dicas


Siso: tire dúvidas e veja curiosidades sobre o "dente do juízo"