Doutor Jairo
Leia » Sexo

Gozar fora: 3 situações que oferecem risco de gravidez

Se o homem não conseguir controlar a ejaculação e gozar um pouco dentro da vagina, o risco de gravidez existe - iStock
Se o homem não conseguir controlar a ejaculação e gozar um pouco dentro da vagina, o risco de gravidez existe - iStock

Redação Publicado em 24/03/2022, às 19h00

Tecnicamente, gozar fora não engravida. Se não houver penetração e o homem ejacular fora da vagina, não tem como o espermatozoide escorregar pelo corpo da mulher até chegar ao óvulo. Ou seja, gozar na perna, na mão, na calça ou na calcinha não oferece chances de gravidez.

Entretanto, existem três situações que podem acontecer em situações como essa e que, consequentemente, transformam o “gozar fora” em uma prática com risco de gravidez. Veja só: 

1. Líquido pré-ejaculatório 

Se um casal transar sem camisinha e o homem retirar o pênis apenas na hora de gozar, o risco existe sim! O líquido que sai do pênis antes da ejaculação pode conter alguns espermatozoides, principalmente se ele tiver se masturbado ou ejaculado algum tempo antes daquela relação.

Isso significa que, durante a penetração, alguns espermatozoides que eventualmente estejam no líquido pré-ejaculatório podem ir parar dentro da vagina da parceira. Se ela estiver no período fértil, isso já é suficiente para uma gravidez. Lógico que esse risco é menor do que se ele ejacular dentro, mas esse risco existe e a dica é não vacilar.

Confira:

2. O “coito interrompido”

No “coito interrompido” (tirar o pênis de dentro da vagina na hora de ejacular) há o risco de o homem perder o controle e gozar um pouco dentro da vagina antes de retirar o pênis. Por isso, esta prática não é indicada como método contraceptivo. 

3. Dedo sujo de sêmen 

Outra questão que pode trazer risco de gravidez mesmo se o homem gozar fora da vagina são os dedos sujos de sêmen. Muitas vezes, o parceiro retira o pênis, se masturba, ejacula e acaba introduzindo os dedos sujos de esperma dentro da vagina. 

Nesse caso, também há chances de acontecer uma gestação indesejada, já que, ao fazer isso, é como se o homem estivesse realizando uma inseminação na parceira. 

Veja também: