Perder peso é um desafio para muitas pessoas, mas manter os quilos eliminados pode ser ainda mais complicado. Especialistas da Harvard Medical School afirmam que, apesar das dificuldades, algumas estratégias simples e práticas podem ajudar você a alcançar seus objetivos e manter os resultados de forma sustentável.
Meir Stampfer, professor de epidemiologia e nutrição na Harvard T.H. Chan School of Public Health, explica que o ambiente em que vivemos torna o controle de peso mais difícil. "Há tanta comida saborosa, ela é abundante e está na sua cara o tempo todo", diz o especialista.
Além disso, a vida moderna é marcada por um estilo de vida sedentário. "Mesmo pessoas ativas que se exercitam muito não estão gastando as calorias que seus ancestrais gastavam", continua o médico.
Além das dificuldades de perder peso, o desafio maior pode ser mantê-lo. O médico Lu Qi, professor adjunto de nutrição na Harvard T.H. Chan School of Public Health, observa que "é relativamente mais difícil manter a perda".
Essa dificuldade aumenta com o envelhecimento, especialmente em mulheres após a menopausa. "Quando as pessoas envelhecem, fica difícil dissipar a energia dos alimentos. Elas precisam modificar seus hábitos alimentares — para seguir padrões mais saudáveis. É desafiador mudar qualquer hábito, incluindo hábitos alimentares", explica.
A boa notícia é que, segundo os especialistas, existem estratégias práticas que podem ser incorporadas ao dia a dia para ajudar a perder peso e mantê-lo.
Dietas restritivas que prometem resultados rápidos raramente são sustentáveis. Harvard recomenda que você concentre seus esforços em melhorar sua saúde geral com uma alimentação rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis.
"Mesmo hoje, depois de todos os dados que temos, as pessoas ainda acham que comer gordura as engorda, e tentam encontrar produtos com baixo teor de gordura. Isso foi muito bem desmascarado. Comer gordura não engorda. Existem bons estudos que mostram que comer gorduras saudáveis ajuda as pessoas a controlarem seu peso melhor do que dietas que as excluem", ressalta o Stampfer.
O especialista sugere adotar uma dieta equilibrada e reduzir levemente as porções. "Adote uma dieta saudável e coma só um pouquinho menos", recomenda.
A prática de atividades físicas é fundamental para perder peso e evitar o ganho posterior. "Para a maioria das pessoas, o controle de peso a longo prazo é difícil sem alguma atividade física", explica o Stampfer.
Além de atividades aeróbicas, como caminhadas, corridas e natação, o especialista destaca a importância do treinamento com pesos e exercícios de calistenia, como flexões e agachamentos.
"Sou um forte defensor não apenas da atividade aeróbica, mas também do treinamento com pesos e da calistenia. A construção muscular pode não apenas aumentar a taxa metabólica do seu corpo, mas também trazer seus próprios benefícios distintos à saúde que muitas vezes não são tão bem apreciados quanto aqueles associados à atividade aeróbica".
O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Por isso, Harvard recomenda testar diferentes estratégias para encontrar o que melhor se adapta à sua rotina e preferências.
Uma abordagem que tem ganhado popularidade é a alimentação consciente. Essa prática consiste em saborear cada mordida e prestar atenção no momento da refeição. "A evidência científica para mim é escassa, mas eu gosto do conceito. Todos nós já tivemos a experiência de comer uma tigela de alguma coisa e nem lembrar de ter comido", compartilha Stampfer.
Dicas simples, como colocar o garfo sobre o prato entre as mordidas e mastigar mais devagar os alimentos, podem ajudar a evitar excessos.
Perder peso é um processo que exige determinação. "Perder peso é realmente difícil de fazer, e muitas pessoas falham muitas vezes antes de conseguirem", diz Stampfer.
Ele recomenda perseverança mesmo diante de falhas. "A cada dia, comprometa-se a comer um pouco menos. Se você sair do caminho, comprometa-se novamente no dia seguinte e continue com o tempo".
A mensagem dos especialistas de Harvard é clara: embora a perda de peso seja um desafio, estratégias práticas e mudanças graduais no estilo de vida podem fazer toda a diferença.
Concentre-se em hábitos saudáveis, seja persistente e busque encontrar um equilíbrio que funcione para você. Com o tempo, esses pequenos truques podem não apenas ajudar você a perder peso, mas também a mantê-lo longe de forma sustentável.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca