O aumento da próstata afeta cerca de metade da população masculina com mais de 50 anos
Tatiana Pronin Publicado em 26/11/2023, às 14h00
A maior parte dos homens, com o passar da idade, pode sofrer com o aumento da próstata. Esse é um aumento é conhecido como hiperplasia benigna da próstata (HBP).
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 50% dos homens apresentam algum grau da doença após os 50 anos e mais de 30% necessitarão de tratamento.
Essa condição pode fazer com que alguns homens tenham uma dificuldade maior para urinar. Entre os principais sintomas estão:
Em alguns casos, a condição pode aumentar o risco de infecções urinárias ou de incontinência urinária. Se você apresenta qualquer um desses sintomas, é importante buscar o médico urologista.
Vale lembrar que a próstata é uma glândula exclusivamente masculina que fica em torno da uretra. Quando ela cresce, pode comprimir o canal por onde a urina passa, o que provoca esses sintomas.
Há uma série de medicamentos disponíveis para tratar a condição. Quando a resposta não é suficiente, a cirurgia pode ser indicada.
Ter uma alimentação balanceada, evitar o excesso de peso e fazer atividades físicas com regularidade também são formas de evitar a hiperplasia benigna da próstata.
Antônio Fagundes e o toque retal: quando fazer o exame?
Urologista comenta vídeo de humor sobre câncer de próstata
Remédio para pressão alta pode ser culpada por falha de ereção?
Masculinidade tóxica também é dizer: “Quando eu morrer terei tempo de dormir”